Imagem noturna mostra o traçado urbano de Erechim, inspirado
 em Paris e Washington

Na madrugada deste sábado (23 de junho), o piloto erechinense Mauro Piazza realizava o trajeto Córdoba (Argentina) Rio de Janeiro. Quando estava sobrevoando Erechim, sua terra natal, resolveu fotografar da cabine do avião.
Com céu limpo, o que é raro nessa época do ano (inverno) foi possível ver o traçado de Erechim, com sua planta urbana planejada, inspirada nas capitais francesa e americana, respectivamente Paris e Washington. Erechim foi projetada por Torres Gonçalves baseado nos ideais positivistas do francês Augusto Comte.  
De acordo com o site da prefeitura de Erechim o centro urbano na forma de um círculo, cortado por duas diagonais, evidencia o conceito urbanístico “xadrez com diagonais”, que lhe confere a mística de urbe diferenciada, pensada por urbanista seguidor da doutrina positivista, que vê o homem no centro de tudo, notadamente do meio onde ele vive. Da rótula central nascem dez grandes avenidas que se estendem aos bairros mais distantes.

Na foto feita por Piazza, é possível Erechim, e ao lado as luzes de
 Barão de Cotegipe

O Comandante Piazza, mesmo das alturas pode “matar” a saudade da terra natal com essas belas imagens, onde é possível identificar a Praça da Bandeira, o Parque Longines Malinowski, e também o município de Barão de Cotegipe.
No momento que passava por Erechim, exclamou: “sobrevoando a cidade mais bonita do Rio Grande”.
Reportagem publicada originalmente no Jornal Bom Dia, de Erechim,por Rodrigo Finardi 

1 Comentários

  1. Muito boa e inusitada postagem. Parabéns ao comandante Piazza por nos proporcionar estas lindas imagens e ao amigo Massarolo parabéns por lembrar de publicar. Até agora eu não tinha conhecimento de fotos iguais. Parabéns! Dr. Piazzetta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem