Tive acesso a este banco de fotos que o padre Stanislau postou em seu blog (clique aqui para acessar). O padre mora no Paraná, em Campo do Tenente. Mandei uma mensagem para ele mas até agora não tive retorno.

Vejam as fotos e conheçam um pouco mais do nosso passado. Reparem nas antigas casas, as ruas de terra, os personagens históricos, casas que hoje não existem mais, como a antiga igreja ortodoxa russa.

É a nossa história em fotos. Chamem seus pais e avós para identificarem estes personagens e ruas. Eles vão gostar de lembrar a vocês como era a antiga Floresta.
A casa do padre russo (kushe???) e a antiga igreja


Adão Wlker, guarda florestal


Procissão no Centro; reparem como era a região central da cidade

Autoriades em frente à nova igreja

Mas que bela caçada. Quem eram os caçadores???

E estes, são os mesmos??

Olha o padre Pollom conversando com o Dr. Luiz Carlos Piazzetta em um churrasco

Já naquela época tinha corrida

Crianças durante desfile

Populares durante enchente na avenida principal da cidade

Essa aqui foi de 1950, um pouquinho maior
Padre Milton (direita)
Dr. Werner Dexheimer, Padre Pollom, ao centro, e as freiras
Uma visão geral da principal avenida da cidade,com suas típicas
belo interior da antiga igreja
o velho pavilhão e a igreja
Procissão desce a rua da Prefeitura

8 Comentários

  1. Olá Jorge, saudações!
    Vi as fotos antigas que você postou no seu blog. Maravilha! Se procurar direitinho, vou me encontrar em alguma delas.
    Em 1950, tinha eu nove anos de idade e uma das minhas tarefas era a entrega de leite para algumas pessoa da cidade.
    Lembro que naquela manhã, minha montaria uma velha mula orelhuda e empacadora, ficou muito assustada diante daquele enorme volume de água, mal podíamos chegar a margem do velho Jupirangaba que botava água pra fora, atravessar para o outro lado, nem pensar! Acabamos voltando para casa com nossas garrafas cheias. Lembro também de uma nevasca que ocorreu naquela época, não lembro se foi naquele ou em outro ano. Estudei no Colégio Cristo Rei e participei de todos acontecimentos cívico/religiosos da época.
    Meu pai João Czarnobai era muito amigo do padre Pollon e participava junto com as demais pessoas de todos os eventos, com certeza seus pais devem lembrar dele.
    No mais é isso, velhas mas boas lembranças.
    Grande abraço,
    Mariano Czarnobai

    ResponderExcluir
  2. Charline Taluana Rossi4 de maio de 2011 às 14:42

    olá pessoal!adorei conhecer um pouco mais sobre Barão de Cotegipe, no livro que eu li do Antonio Ducatti Neto.Conta quase toda história de Barão(antigo Povoado Floresta).Achei muito interessante todas as fotos daquele livro, principalmente as do meu bisavô, Professor Augusto Berton(já falecido).Gostaria de descobrir um pouco mais sobre essa maravilhosa cidade de Barão de Cotegipe, que cada vez mais, está crescendo e se popularizando dentro e fora do país.

    ResponderExcluir
  3. Olá Charline, obrigado pela participação. Li o livro do seu tio, que relata muito bem a história de Cotegipe. Aqui neste blog voce encontra muitas informações sobre a história dos coegipenses.
    Aproveite e obrigado. Jorge

    ResponderExcluir
  4. Edivar Guarnieri, que mora em Chapecó, busca uma informação interessante. Se alguém puder ajudar seria ótimo. Veja a mensagem dele:
    "Jorge parabéns pelo seu Blog de fotos, gostei muito de ver as fotos antigas, minha pergunta ao amigo que é experiente em fotos, sabe o nome do fotografo ou estúdio que tirava fotos da comunidade e dos moradores de Barão do Cotegipe em 1924, pois tenho uma foto desta data e não consta nome do fotografo, meus ancestrais eram de Barão do Cotegipe, desde já agradeço o retorno." A família Guarnieri morava na Linha Duas.

    att

    ResponderExcluir
  5. Edivar, meu Pai Santo Felice Mosena, nasceu em Alfredo Chaves, hoje Veranópolis,veio bem pequeno para Barão de Cotegipe,hoje tem 97 anos, tem alzhmeier e nos contava algumas histórias daqui de Barão de Cotegipe.Você mencionou um forógrafo daquela época, lembro de Guilherme Capeletto que está enterrado aqui no cemitério.Será que não é esse mesmo fotógrafo que você mencionou? Abraços

    ResponderExcluir
  6. Barão de Cotegipe e o COLÉGIO Cristo rei onde estudei

    ResponderExcluir
  7. Muito bonito nasci em barão de colégio e estudei no colégio Cristo rei tenho saudades

    ResponderExcluir
  8. Mario Tartas 29 de agosto de 2017 Em 1966 /67 / e 1968 fui coroinha junto ao Padre [CONEGO] Pollom, Etudava no colegio Cristo Rei. Eram bons tempos eu acompanhava em todas as missas, Gostava muito de visitar todas as capelas da Paroquia Viajando com o Fordinho 1929,era muito divertido.Hoje viajo pelo mundo.Greeting for everybody

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem