Folhas do plátano podem ter até 30 centímetros e adquirem um tom amarelo alaranjado no outono, caindo no inverno  (Foto: Sérgio Louruz/SMUMAS/PMPA)

Em algumas crônicas que escrevi e estão aqui no site, faço referências ao plátano, uma árvore bonita que existia na chácara do meu pai, na beira do riacho. Era uma árvore linda, com folhas coloridas, galhos robustos e muito alta. Como toda criança, gostava de subir nela e balançar nos fortes galhos.

Lendo o site da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, de Porto Alegre, descobri que o plátano (Platanus acerifolia) é a Árvore do Mês de maio. O artigo traz informações interessantes sobre a árvore, como sua altura, que pode alcançar de 30 a 40 metros de altura. 

Uma das características mais marcantes do plátano é a aparência de suas folhas. Com recortes que a dividem em pedaços grandes, podem ter 30 centímetros de largura e adquirem um tom amarelo alaranjado no outono, antes de caírem no inverno. A origem do nome plátano vem justamente das folhas grandes, cuja palavra platys, em grego, significa largura. A espécie apresenta flores e frutos, que florescem em abril. Os frutos são chamados aquênios e possuem pequena dimensão. São leves e rodeados de pelos. 



É uma árvore que chegou à região Sul do Brasil trazida pelos imigrantes italianos, no século XIX. O plátano destina-se prioritariamente ao uso ornamental. Suas grandes dimensões e capacidade para projetar sombras fazem da espécie uma das mais adequadas para formar lindas configurações de paisagismo.

Em Porto Alegre, pode-se admirar os plátanos no parque Marinha do Brasil, na rua Barão do Cotegipe, nas avenidas Wenceslau Escobar e Tulio de Rose, além da praça Japão, dentre outros locais. O projeto Árvore do Mês é uma iniciativa que busca levar informação à população sobre a riqueza arbórea da Capital e é desenvolvido desde 2019.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre.

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem