A nova geração talvez não saiba, mas existia um grupo de pessoas da comunidade que ajudava a igreja em diversos serviços e eventos, principalmente na organização das festas das Capelinhas. 

Meu pai era um dos "fabriqueiros" e, muitas vezes eu ia junto com ele e outros fabriqueiros, a bordo de um velho caminhão, buscar bambus que eram usados nos enfeites das ruas da cidade, ou lenha para o grande churrasco que era servido na festa, entre outras atividades. 

Os fabriqueiros faziam o churrasco, arrumavam o salão paroquial, a igreja e assim por diante. Era um trabalho voluntário que resultava em uma grande festa. Eram eles também que faziam a manutenção da antiga usina que fornecia energia elétrica para Cotegipe.

Veja a origem deste nome na pesquisa feita pelo Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta (https://emigrazioneveneta.blogspot.com/2018/06/fabriqueiros-o-que-sao-e-quais-as-suas.html)


Fabbricceria é um termo criado para definir a entidade que provê a conservação e a manutenção dos bens sacros de capelas ou das igrejas. Deriva do termo latino fabbrica no sentido de lugar de trabalho.


Fabriccieri, ou o termo aportuguesado fabriqueiros, define os membros de uma comunidade paroquial, eleitos entre os cidadãos mais respeitáveis do lugar, quase sempre com o aval do pároco, para cuidar e fazer a manutenção temporal dos bens da capela ou da igreja, fazer o devido inventário dos mesmos, contabilizar as arrecadações e doações que forem destinadas à igreja, além de organizarem as festas da paróquia.


As atribuições dos fabriqueiros variavam conforme a época e o local que avaliamos. Devido as responsabilidades do cargo o prestigio desses homens aumentava muito, transformando-os em incontestáveis lideranças.


Na época da emigração italiana no Rio Grande do Sul, especialmente nos primeiros anos, quando havia uma grande falta de sacerdotes, podiam substituir um padre na condução dos ritos básicos como as novenas e o batismo.

Eles desempenharam um papel de relevância importância para a manutenção da religião e no desenvolvimento das novas comunidades.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem