Casarão onde foi o Cine Apolo, em Barão de Cotegipe: conhecimento vindo pela tela do cinema
A construção acima pode parecer para alguns apenas um barracão apodrecendo, mas não foi não. Foi por meio desse espaço que Cotegipe tomou conhecimento de outros mundos, de outras culturas, em uma época em que ainda não existia a televisão. 

Foi nesse barracão que seu Henrique Welker exibiu centenas de filmes para uma platéia empolgada. Sua primeira fita "O Cachorro Ri-tim-tim" (cinema mudo e em preto e branco) foi exibida no dia primeiro de maio de 1935. Já o primeiro filme sonoro "O Tocador de Jazz" foi exibido em 1944.

Mas fortes mesmo eram os filmes de bang-bang, com romanos e é claro, de Teixeirinha e Mari Terezinha, além de outras produções gaúchas. Ali também assisti "Submarino Amarelo", com os Beatles.
Aliás, o primeiro filme que assisti no Apolo foi "Um dólar Furado". E depois veio o Trinity, Era uma vez o Oeste, e assim por diante. Mas o que mais agradava nas sessões de domingo à noite era a bagunça generalizada no cinema. Lembro do seu Nicolau e seu Gil Branco, que tentavam manter a ordem no grito. "Cambada de Jacu Rabudo", gritava um deles, rsrsrs... Claro, ninguém obedecia. Só mesmo quando seu Henrique acendia as luzes e parava o filme. Ai todo mundo ficava quietinho.

Quando passou "O Exorcista" teve gente com medo de ir para casa. Filmes de Drácula, então, lá dentro parecia real.De vez em quando um morcego dava rasante sobre os espectadores, gerando nova gritaria. e assim eram as sessões, uma alegria. Sem contar o anúncio dos filmes feito pelo seu Henrique no velho Fordinho. Aí é outra bela história.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem