Fonte: Jornal Correio News  de Mato Grosso do Sul,  21 de setembro, 2011 às 07:52


Iselda foi a mulher que silenciou o Palácio Piratini


No Dia do Gaúcho Júlio Martins recebe a visita de Iselda Colombeli


No dia em que se comemorava o Dia do Gaúcho, o colonizador de Chapadão do Sul,Júlio Alves Martins, recebeu em seu escritório a professora em ciências biologia e escritora Iselda Colombeli dos Santos e seus familiares, que estão em visita à cidade.

Iselda Colombeli fez a interpretação da declamação gauchesca da poesia que ela fez para a governadora Yeda Crusius em 2008, ao senhor Julio Alves Martins.

Iselda Colombeli 
mostrou sua indignação pela demora na conclusão da rodovia que passa em frente a sua casa, na localidade de Monte Alegre, em São Valentim, no norte do Estado.  Ela liderou uma linha de frente onde encampou uma luta pela a conclusão do asfaltamento dos 20 kms da RST 480, que faltava para ligação com a BR-480, no município de Barão do Cotegipe -RS.

Em sua luta incansável, a professora, escritora, colona, foi recebida no Palácio Piratini, pela então governadora Yeda Crusius, e silenciou o mesmo, com a declamação de uma poesia gauchesca, na qual relatava o sofrimento do povo da região do Alto Uruguai.

A sua interpretação dramática emocionou a todos os presentes e no final a governadora chamou-a e disse que o pedido seria atendido. Após dois anos a região recebeu o asfalto.

Iselda Colombeli é considerada hoje pelos moradores do Alto Uruguai, como a Anita Garibaldi da fronteira.

Aqui em Chapadão do Sul, a escritora fez um poema dedicado ao CTG, que leva o titulo de “Portio, CTG Cultivando a Tradição, Voltarei”.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem