O grupo de trabalho formado para analisar a situação do Hospital Cônego Estanislau Pollon de Barão do Cotegipe, na audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa no último dia 9 de setembro, realizou a primeira reunião no município. O encontro foi nesta segunda-feira (26) e o deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) foi representado pela assessora parlamentar da área de saúde, Maria Beatriz Kunkel.

O principal objetivo do grupo de trabalho é reabrir o hospital para desafogar outras instituições de saúde da região, como o Hospital Santa Terezinha de Erechim, e com isso também garantir um melhor atendimento para os moradores de Barão do Cotegipe e municípios próximos.Uma das tarefas do grupo está sendo planejar uma ação para que o hospital - que possui um proprietário - seja alugado, desapropriado ou se estabeleça um regime de comodato com a prefeitura de Barão do Cotegipe. A ação é necessária para que ele possa ser público e assim esteja apto a receber recursos públicos.

Outra definição do grupo de trabalho foi a união de prefeitos da região para formar um consórcio mantenedor do hospital, atividade que será desenvolvida paralelamente à primeira. Ainda ficou estabelecido que a casa de saúde vai ter a planta adaptada para atender quatro áreas: médica, ambulatorial, pediátrica e de saúde mental.

Gilmar Sossella destacou que a reabertura do hospital de Barão do Cotegipe é uma prioridade para a região do Alto Uruguai. "A população da região precisa deste hospital aberto, é um desperdício ter uma estrutura daquelas fora de uso porque os moradores precisam ter um melhor atendimento de saúde, e vamos trabalhar firme para que isso aconteça", comentou o deputado. A próxima reunião do grupo de trabalho ficou marcada para o dia 17 de outubro, novamente em Barão do Cotegipe


Grupo de trabalho
O grupo de trabalho é formado por representantes de entidades comerciais e religiosas dos municípios da região, sindicatos, vereadores, prefeitos e deputados e assessores parlamentares. Na primeira reunião, além da representação do deputado Gilmar Sossella, estiveram presentes o deputado Altemir Tortelli (PT); os prefeitos de Barão do Cotegipe, Vladimir Luiz Farina, e Benjamim Constant do Sul, Waldecir Dysarz; o coordenador-adjunto da 11ª CRS, João Darcy Resende; e a administradora do hospital de Barão do Cotegipe, Mariza Magnabosco.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Assembléia Legislativa do RS

1 Comentários

  1. Comentário de responsabilidade do leitor Xavier:

    Boa Tarde Prezados Senhores (as)!

    Que situação enrolada, voltou-se as travas e confusões, obstruindo a verdade. Lamentável tantos políticos envolvidos em algo que ninguém sabe de quem é, pior assumindo em nome do Estado endividamentos futuros com resolutividade rápida.
    Lamentável o desenrolar desse patrimônio. Com o patrimônio ou com o proprietário? Quanta história mal contada.
    Quando a população vai tomar uma atitude e resgatar a verdade? Podem ter certeza será bem mais rápido resolver todas essas questões, e mais sabendo quem é quem.
    Impossível não terem tomado conhecimento do conteúdo da AGU/PRU4. Esse patrimônio irá a leilão com o fito em repor aos cofres públicos valores pertinentes.
    Liberdade, Liberdade abre as asas sobre nós ......

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem