Aos poucos, este blog vai cumprindo um dos objetivos, que é reunir pessoas que um dia passaram ou viveram em Barão de Cotegipe e hoje estão espalhadas pelo Brasil.

Uma destas pessoas que acaba de fazer contato é Lidia T. Andreis Gonçalves. Ela nasceu em Erval Grande, foi interna no Instituto Cristo Rei até 1968 e saiu na terceira série do antigo ginásio. Hoje ela mora em Cabedelo, uma cidade próxima de João Pessoa, capital da Paraíba. 

Lídia descobriu o blog procurando notícias sobre o Instituto Cristo Rei. Veja a história que ela conta: “Sou do tempo do Padre Pollon e do Padre Benjamin. O padre Benjamin veio da Polônia (esteve em Campo de concentração) os sermões dele....(até hoje me divirto relembrado). Dizia ele: - Quem desobedece aos pais deveria ir para o campo de concentração... - Quem desobedece aos professores deveria ir para o campo de concentração... Ele queria colocar todos no campo de concentração. 

Tudo era motivo para campo de concentração. Até que um belo dia, um menino também chamado Benjamin pergunta qual o pecado que o levou pro campo de concentração. Este Padre perdeu a paciência e nos divertimos muito”, conta. 

Outra cotegipense que estudou no Instituto Cristo Rei é a Helena Lauris, hoje moradora em Tocantins. “Que saudades, eu estudei no Colégio de freiras, o Instituto Cristo Rei, me lembro ainda da irmã Nilse e de tantas outras, acho que ficava em frente à igreja matriz, pois todos os dias de manhã a gente ia com as freiras para a missa da manhã. Será que alguém tem uma foto do colégio? Gostaria tanto de rever. 

Meu e-mail é: helena.lauris@gmail.com. Grata"

10 Comentários

  1. JORGE,

    Muito boa tua atitude de fazer o blog, assim provavelmente muitas boas lembranças e boas amizades da infancia de centenas de pessoas serão retomadas, pois como o Cristo Rei tinha o internato, muita gente da região tem boas lembranças de Cotegipe. Eu sou católica mas não frequento muito e sempre digo que tenho pecados em haver, porque quando era interna em Cotegipe ia a missa 2 vezes por dia.

    Lídia

    ResponderExcluir
  2. Não lembro da "ameaça" do campo de concentração. Mas lembro da linha dura encarnada pela irmã diretora do Cristo Rei naqueles idos de 1961/1962 em que frequentávamos a segundo e terceiro anos do antigo primário. Um dia , não sei por que motivo, uma turminha gazeteou a aula e foi jogar bola num campo a algumas centenas de metros do colégio. As freiras localizaram e identificaram cada um dos gazeteiros com um potente binóculo. Inclusive este escriba, que nunca mais esqueceu a "lavada" sem direito a toalha (reprimenda) que levou da diretora na manhã seguinte. Bons tempos. E o Massarollo está de parabéns por nos permitir relembrá-los.

    ResponderExcluir
  3. Ana Elise Ferri Capellari5 de agosto de 2009 às 06:10

    Olá, Jorge,

    sempre procuro saber notícias de Barão de Cotegipe e tive a grata surpresa de encontrar o seu blog. Passei horas recordando de pessoas e fatos, alguns que eu até nem lembrava mais.
    Parabéns, serei uma frequentadora.

    Ana Elise Ferri Capellari - Porto Alegre RS

    ResponderExcluir
  4. Olá Jorge parabéns pela iniciativa. Ainda moro em Barão de Cotegipe e sou profe na Escola Cristo Rei, é muito bom ler os comentários de ex-alunos.

    ResponderExcluir
  5. Caro professor, sua participação é muito bem bem-vinda

    ResponderExcluir
  6. Olá Jorge,
    Parabésn pela iniciativa.
    Quero te fazer um convite e a todos que acessarem o blog. Qdo retornar a Barão venha visitar o nosso CTG está muito bonito agora tem um museu e um fogo de chão.

    Um abraço, Alini (filha do Ferri)

    ResponderExcluir
  7. Oi Alini, tudo bem/
    Com certeza vou visitar sim, mas, enquanto isso, voce poderia me enviar umas fotos do museu para colocar no blog, ok? Manda para jorge.massarolo@gmail.com
    abraços

    ResponderExcluir
  8. Apesar da idade (quase 70 anos), lembro perfeitamente do colégio Cristo Rei e da minha primeira professora Irmã Clara, uma polaca de de olhos azuis e faces rosadas.
    Saudades da terrinha.
    Permita Deus que eu não morra sem que eu volte para la!
    Mariano Czarnobai

    ResponderExcluir
  9. Olá Mariano, obrigado pela participação. Mas estou curioso em saber onde voce mora atualmente. abraços

    ResponderExcluir
  10. Mariano Czarnobai?
    Será que é parente de minha avÓ (falecida) Josephina Czarnobay?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem