No último dia 23, Barão de Cotegipe completou 58 anos de Emancipação Política Administrativa. A história mostra que a luta para se tornar município não foi fácil. Pelo fato de estar perto de Erechim, Cotegipe era considerado um distrito daquele município, tanto que até 1965 as pessoas eram registradas como nascidas em Erechim. 

De acordo com historiadores, que você pode conferir nos links abaixo, até 1908 a área de terras que hoje forma Cotegipe pertencia a Passo Fundo. O início do povoamento de Cotegipe começou em 1911, quando passou a ser denominado de Povoado Floresta, uma colônia de Erechim. 

Finalmente, depois de uma longa espera e muita luta, o distrito conseguiu sua emancipação e, pela lei nº 4.737 de 1º de junho de 1964, foi criado o município de Barão de Cotegipe, com as seguintes confrontações; ao norte, com Itatiba do Sul; ao oeste, com Erechim; ao sul, com Jacutinga e Erechim; e a oeste, com Jacutinga e São Valentim. Data da instalação do município: 23 de janeiro de 1965.

Por que Barão de Cotegipe?

Uma incógnita pouco esclarecida é porque dar esse nome ao município, já que o Barão de Cotegipe foi um político baiano conservador que defendeu a escravidão até o último momento, e talvez nunca tenha passado por Cotegipe.


LEIA MAIS SOBRE A HISTÓRIA DE COTEGIPE NOS LINKS ABAIXO

https://baraodecotegipe.blogspot.com/2008/11/um-pouco-da-nossa-histria.html

https://baraodecotegipe.blogspot.com/2010/01/historia-de-barao-do-cotegipe.html


https://baraodecotegipe.blogspot.com/2020/07/-escritor-eduardo-bueno-revela-barao-de-cotegipe.html


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem