Há alguns anos, quando escrevia crônicas para os jornais de Erechim, tomei conhecimento do trabalho de resgate da memória de Barão de Cotegipe escrito pela bacharela em história Gleice Tussi. Aproveito para repetir o artigo.

De acordo com Gleice, o início do povoamento de Cotegipe começou em 1911, quando passou a ser denominado de Povoado Floresta. Até 1908, a área de terras que hoje forma Cotegipe pertencia a Passo Fundo. A partir desta data passou à Colônia de Erechim. 

Os primeiros moradores fixaram suas residências perto do cemitério municipal, entre eles, os irmãos Paiano (Pedro, Alexandre, Horácio, Lucas e Miguel e também o conhecido Chico dos Santos ou da Silva, posseiros de terra). No centro do povoado residiam moradores conhecidos como José Lucio e os comerciantes Ricardo Gordo e Lampião. 

Dal Bianco

João Dal Bianco figura como um dos primeiros tropeiros da Colônia de Erechim e um dos primeiros moradores que se estabeleceu nas proximidades de Floresta no ano de 1912, com sua esposa Stela Dal Bianco e nove filhos. João construiu sua casa e um galpão à beira da picada que servia de caminho entre Erechim e Cotegipe. Na verdade servia como um ponto de apoio aos colonizadores que se dirigiam ao interior. 

Dal Bianco acolhia as famílias e com uma tropa de bestas de carga, realizava o transporte dos imigrantes para suas terras. Outros tropeiros conhecidos eram os irmãos João, Augusto, Francisco e Ângelo Poleto. Outro importante personagem da história regional é o Cônego Estanislau Pollon, que implantou a primeira usina elétrica da região, que durante muitos anos abasteceu as cidades de Cotegipe, Lageado Grande, Jacutinga e Valentin Berto. 

Mas, a cidade teve suas ruas e casas iluminadas pela primeira vez em 1938, com a energia fornecida por uma usina a vapor da propriedade da família Meneghel. 

Cultura

Alguns personagens também ajudaram a desenvolver a parte cultural e de lazer, como a criação da primeira Banda de Música, organizada pelo professor Augusto Berton e sob regência de Antônio Ducatti Neto. 

Já o Cine Apolo, de Henrique Welker exibiu sua primeira fita "O Cachorro Ri-tim-tim" (cinema mudo e em preto e branco) no dia primeiro de maio de 1935. Já o primeiro filme sonoro "O Tocador de Jazz" foi exibido em 1944. 

Cotegipe foi sede também de uma das primeiras cooperativas agrícola criadas em todo o Estado, a Sociedade Agrícola Tadeu Kosciusko, cujo nome homenageia um herói polonês. Os relatos contam que ela surgiu graças ao trabalho do Sr. Malinowski. 

Esta é uma pequena amostra do que pode ser encontrado no trabalho de Gleice de resgate da memória de Cotegipe. Para ter acesso ao trabalho na íntegra basta entrar no site www.emeneghel.com.br e no menu à esquerda clicar em "Nosso Município". Uma boa leitura, sem dúvidas.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem