Vista de Barão de Cotegipe do alto do loteamento Malysz: à esquerda o loteamento Marca e ao fundo o loteamento Baidek, tendo como referência o campo do Palmeiras, ao centro

Depois de quatro anos, consegui uma folga para visitar a velha terrinha natal. Foi uma passagem rápida, mas que deu para constatar o quanto Cotegipe vem mudando. O número de loteamentos e novas residências na cidade é surpreendente. O antigo balneário Malysz, onde nos refrescávamos no verão, agora está coberto por casas. A área da família Marca, onde antigamente se faziam piqueniques em meio a frondosas árvores, também virou loteamento. O mesmo acontecendo com o morro da família Baidek e as terras da família Balchum, ambos na saída para Erechim. 

Apesar da construção de novas casas, pensei que tivesse ocorrido um significativo aumento populacional na cidade, mas isso não ocorreu, de acordo com dados do IBGE divulgados recentemente.

Matéria minha postada aqui no blog em 2014 mostrava que a cidade tinha 6.529 habitantes, apenas 220 a mais que em 2010. Os dados atuais do IBGE mostram que a população (estimada) atual da cidade subiu para 6.623, ou seja, pelos números oficiais, menos de 100 pessoas migraram para Cotegipe desde 2014. Mas como são dados estimativos, é bom esperar pela conclusão do levantamento. É óbvio que mais pessoas estão vivendo em Cotegipe. Muitas delas oriundas da área rural e de outras cidades, como Erechim. Portanto, o número de habitantes deve ter crescido substancialmente. 


Dados do IBGE 2019

População estimada [2019]
6.623 pessoas  

População no último censo [2010]
6.529 pessoas  
Densidade demográfica [2010]
25,10 hab/km²  




E isso leva a outro fator, a necessidade, em breve, de melhorar o acesso rodoviário entre as duas cidades. São constantes os acidentes no trecho Cotegipe-Erechim.

Mudanças


Mas o fato é que mesmo com esse crescimento, o centrinho da cidade continua organizado, limpo, bonito e agradável de se ver. As praças estão limpas e agradáveis. Em sua maioria, as novas residências demonstram um padrão moderno de construção, revelando que uma nova cultura, e não mais a dos antigos colonizadores, está florescendo. Casas antigas, de madeira, convivem lado a lado com modernas construções.

É nesse momento que algo deve ser feito algo para manter viva a cultura da cidade. As mudanças são rápidas e o que não for preservado se perde na memória dos antigos e desaparece da memória dos jovens.

Aliás, este foi o mote de várias conversas com antigos moradores da cidade, que muito contribuíram para o seu desenvolvimento, principalmente da igreja e do Clube Internacional. “A atual geração não sabe quem construiu a igreja, o pavilhão e os clubes da cidade”, lamentou um antigo morador. Não tenho dúvidas que o papel destas pessoas deve ser preservado na memória da cidade, como salientei várias vezes aqui neste blog.

Rodoviária

Mas diante do contraste do crescimento, um fato me surpreendeu. A antiga rodoviária, ponto de tantos encontros e partidas, não existe mais. Me disseram que os ônibus agora têm um ponto de parada em algum lugar da avenida principal, mas não tive tempo de descobrir. 



On The Road Bar 

On The Road Bar: uma boa opção em Barão de Cotegipe


Entre as mudanças, vale aqui destacar o moderno On The Road Bar, fundado pelo jovem Roger Thiel, filho do meu primo João Thiel. Bonito, bem decorado, servindo cerveja gelada, boa comida e claro, muito rock, Roger conseguiu atrair uma boa clientela, não só de Cotegipe, mas de Erechim também. Vale a pena sentar ali, beber uma cerveja geladinha, saborear um bom lanche e ver o tempo passar nas ruas tranquilas da cidade. Era isso que Cotegipe precisava.





Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem