Aos poucos, a sociedade cotegipense vai perdendo pessoas que fizeram a história do município. Uma consequência inevitável da vida. Daí a importância de preservamos a nossa memória. O Dr. João Balciunas é uma das pessoas que marcaram a vida pública cotegipense, seja como político ou como cirurgião dentista. Na verdade, eu não sabia que ele tinha sido vereador e olha que não sou novo.

Mas o fato é que o Dr. Balciunas marcou bastante minha infância, e de muitos cotegipenses. Muitas e muitas vezes sentei na cadeira dele morrendo de medo da poderosa maquininha para extrair cáries. E alguns dentes também. Uma vez levei uma bronca dele porque cedi minha vez na fila – a gente ficava sentado em bancos na sala de espera – para outra pessoa. Sempre que podia passava longe da casa azul na esquina. Coisa de criança. Sempre foi atencioso e fazia seu trabalho com o maior cuidado possível.

Dr. Balciunas também teve forte influência no desenvolvimento de Cotegipe, conforme homenagem prestada pela Câmara Municipal de Cotegipe, e que transcrevo a seguir.


"Em meados de 1964 o Dr. João Balciunas homem ousado, de boa-fé, índole extraordinária, desbravador e consagrado vereador da Câmara de Vereadores de Erechim, enquanto Barão de Cotegipe era apenas Distrito Floresta, e este a título de seu cargo, participou juntamente com a Comissão de Emancipação das tratativas junto ao Governo do Estado para a Emancipação Política Econômica, que veio a advir em 23 de janeiro de 1965 às 15:30 horas no Salão da S.R. Internacional através do Juiz Eleitoral da 20ª Zona Eleitoral, Oscar Cardoso Kremer, o nascimento do município de Barão de Cotegipe. Neste mesmo ato, Dr. João Balciunas foi consagrado vereador de Barão de Cotegipe pelo extinto partido União Democrática Nacional, vindo a ser presidente da Câmara Municipal no ano de 1968 e posteriormente prefeito de 1973 a 1976".



"Além de sua desbravadura e posição fidedigna à vida política Dr. João Balciunas atuou durante toda sua vida como Cirurgião Dentista e para tal profissão podemos dizer que levou para esta as mesmas convicções políticas que acreditava. Sempre se portou como um homem de coração prodigioso, dono de desmedido caráter e de um poder imensurável de empatia, sempre ajudou à todos de forma análoga, sem distinções e preconceitos, até mesmo ousamos dizer que principalmente os mais necessitados, que muitas vezes não possuíam condições financeiras, mas que nem por esse motivo deixaram de serem atendidos uma vez só que necessitaram."

"Afora à política e a Odontologia, ainda havia o amor pela terra, pelos animais, pela natureza, nas suas horas vagas que eram poucas, dedicava-se a trabalhar na terra, com enxada na mão, plantando, colhendo e no manejo de seus animais."

"Entre tantas ocupações ainda sobrava tempo para a família, teve 4 filhas, Vera de seu primeiro casamento, Dolores, Elaine e Gisele com sua segunda esposa Sra. Idamar Vila Verde Balciunas na qual passou os últimos anos de sua vida.

Não podemos deixar de citar a Sra. Idamar Vila Verde Balciunas, esposa dedicada e com princípios semelhantes ao de seu esposo e que bravamente lutou ao seu lado durante os anos em que estiveram juntos, principalmente nos últimos 6 anos, após o acidente ocorrido com o Sr. João no qual a fez procurar de um todo possível ao lado de suas filhas para o bem-estar do grandioso João Balciunas.”



Dr. João Balciunas faleceu no dia 9 de setembro de 2018.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem