Como relatei na postagem anterior (https://baraodecotegipe.blogspot.com.br/2018/03/dr-piazzetta-prepara-livro-com-cronicas.html), o dr. Luiz Carlos Piazzetta prepara um livro com crônicas e relatos de fatos e casos acontecidos e vivenciados por ele durante sua vida como médico, especialmente quando trabalhou em Barão de Cotegipe, mas, também uma recordação daqueles acontecidos em Erechim. O livro, cujo título é "Memórias de um Médico no Interior Gaúcho”, terá 400 páginas.

No texto que publiquei na postagem anterior Piazzetta conta a importância do cônego Pollon para o desenvolvimento de Cotegipe. Neste, abaixo, conta dos famosos piqueniques na propriedade família Marca, na entrada de Cotegipe, que hoje virou um loteamento. Conta também que graças ao meu pai, que lhe emprestou uma espingarda, ele conquistou prêmios na competição de tiro ao alvo que era realizada durante a festa. 

São relatos importantes da história cotegipense que estão sendo eternizados. Ainda bem. Boa leitura







Festa da Paróquia

"Naquela época as festas organizadas pela paróquia de Cotegipe eram muito concorridas. Vinha muita gente de todas as partes do município, inclusive de fora da cidade. O pároco local, cônego Pollon, era um grande líder. Inteligente e muito astuto, sabia reunir as pessoas entorno de um objetivo. Lembro de uma dessas festas da padroeira N. S. do Rosário, realizada em um belo e ensolarado domingo de muito calor, logo depois da missa.
Foi organizado um grande almoço ao ar livre, seguido de muitos jogos e diversas atrações, algumas delas provenientes de Erechim. As famílias se acomodavam embaixo das frondosas árvores, para escapar do sol escaldante, sentando-se diretamente sobre a grama, em volta de uma toalha. Era um grande picnic.  Foi lá no terreno de propriedade da família Marca, onde hoje está o loteamento de mesmo nome, logo a direita, na entrada da cidade, de quem está vindo de Erechim.
O local era muito bonito, cercado por um grande bosque. Existiam frondosas árvores distribuídas por todo o grande potreiro, que tinha recebido um bom trato, com a grama muito bem aparada. Quando chegamos o local já estava repleto de pessoas e muitos carros estacionados sob as árvores por todo o terreno. O almoço era farto e podia ser adquirido no local. Além do churrasco tinha muitos outros pratos, inclusive os famosos tortéis da nonna Marca e da Wilma.
O tiro ao alvo, com a famosa espingarda conhecida como “Flaubert” de origem da Tchecoslováquia, de propriedade do cônego Pollon, era uma das competições  mais concorridas. A pessoa interessada em atirar adquiria uma ficha, que dava direito à três balas de calibre 22 usadas naquela famosa arma. O total de pontos de uma série, de um atirador, era anotado e mais tarde confrontado com os resultados dos demais competidores. O vencedor receberia um prêmio que seria solenemente entregue à noite, após o encerramento da festa, lá no jantar realizado no salão paroquial.
Também tinha o concurso de tiro com espingarda de pressão e lá pela metade da tarde o concurso de tiro ao pombo, em uma pedana especialmente construída para aquele evento. Quem não trazia suas armas, ela eram emprestadas pelos moradores locais. Lembro que o grupo de atiradores do Clube Caça e Pesca de Erechim veio especialmente para participar daquela prova. Recordo também que foi ali que atirei pela primeira vez com uma espingarda de grosso calibre. Tudo era novidade para mim. Nunca tinha visto uma prova desta modalidade.
O amigo Albino Massarolo, hábil ferreiro juntamente com o seu irmão Gottardo, foi quem me emprestou a sua espingarda de dois tiros. Era uma belíssima arma de origem espanhola de dois canos, com detalhes prateados. Com ela não passei vergonha, acertando três, em uma serie de cinco pombos. Encerrada a festa ao ar livre quando já estava bem escuro, fomos para o salão paroquial, onde seria feito a entrega dos prêmios aos vencedores de todas as modalidades de concursos realizados naquela tarde. Após foi  servido um farto jantar.
Lembro até hoje que naquela noite recebi dois inesperados prêmios, pois não tinha ficado conferindo o resultado de todos os atiradores. Uma bela faca de caça e um canivete, por ter sido o vencedor das provas de carabina calibre 22 e de tiro com espingarda de pressão respectivamente. A partir daquele dia fiquei conhecido também pela boa pontaria."

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem