A PEQUENA CIDADE DE ITÁ, na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, investe para se tornar o principal destino turístico do interior catarinense nos próximos oito anos

Torres da Igreja Matriz São Pedro, única estrutura que restou da antiga Itá

























*Jaqueline Harumi
jornal Correio Popular

Quando se fala na região Sul do País, sobram destinos turísticos conhecidos como Balneário Camboriú (SC), Gramado (RS) e as capitais Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). E é em meio a tantas cidades famosas a pequena Itá, no Oeste catarinense, não tem medido esforços para se tornar o primeiro destino turístico do Interior do Estado dentro de oito anos, com meta de crescimento de 15% ao ano. Sua mais conhecida hospedagem, o Itá Thermas Resort, tem se empenhado para atrair turistas ao longo de todo o ano com um calendário voltado para diferentes públicos, além de ter assumido a administração do vizinho Aqua Parque, que atualmente disponibiliza 12 piscinas externas com 13 brinquedos.


À margem do rio Uruguai, na divisa com o Rio Grande do Sul, em meio a muito verde, Itá é considerada por seus moradores a Capital do Paraíso, com espelho d’água de 141 km² formado pelo represamento do Rio Uruguai para a construção da usina hidrelétrica que leva o mesmo nome. A pequena Itá, originada por imigrantes europeus, principalmente poloneses, alemães e italianos, foi retirada de sua área original, que foi inundada, e reinstalada em um local mais alto.

A nova cidade foi totalmente planejada a quatro quilômetros da antiga e inaugurada há 21 anos, sendo que há 13 começou a atrair cada vez mais visitantes com a inauguração do Itá Thermas Resort e Spa, que possui 134 apartamentos nas categorias luxo, suíte luxo e suíte master, e restaurante com padrão internacional e bar com vista para o lago. Além de diversas opções de lazer, os hóspedes ainda têm acesso livre ao Aqua Parque desde que o Itá Thermas assumiu a gestão.



O resort possui suas próprias piscinas de águas termais com efeitos terapêuticos como ação anti-inflamatória, antitóxica e hidratante – cinco externas e três internas com duchas e banheira de hidromassagem –, com quiosques, bar molhado e toboágua, assim, como conta com três pistas de boliche, miniarvorismo, cinco quadras de tênis de saibro, duas quadras de vôlei de areia, futebol de areia ou futevôlei, uma quadra de futsabão, um campo de futebol 7, minigolfe, academia, sala de jogos, sala de recreação infantil com playground, decks para relaxamento e leitura, loja, spa, dois auditórios, campo de paintball e capela para orações.

Turismo rural
Para quem quer ir além do complexo do Itá Thermas, também não faltam atividades, já que a cidade possui roteiros turísticos aquático, de aventura, cultural e rural. No aquático, os visitantes podem não só desfrutar das águas termais como do passeio de barco passando pelas torres da Igreja Matriz São Pedro — única estrutura que restou da cidade antiga e foi preparada para receber turistas —, pela prainha — projetada para banho no lago — e pela barragem.


Já os aventureiros podem fazer passeio de jet ski, canoagem, buggy e cavalo, sem esquecer de curtir a segunda mais longa tirolesa da América Latina, com 1.780 metros de extensão em dois trechos e altura máxima de 86 metros, passando sobre o lago da usina, e o mais completo circuito de arvorismo do Sul do País, com mais de 200 metros de extensão, que inclui uma minitirolesa.
Para o resgate da história da cidade, além da visita às torres da antiga igreja, ao Mirante Caracol e à Pedra Fundamental na praça central – marco inicial da construção da nova cidade, cujo nome em tupi-guarani significa pedra –, é preciso conhecer em especial o Museu do Balseiro, que resgata os 40 anos da exportação de madeira como base para o desenvolvimento da comunidade e ainda possibilita uma refeição inspirada nas origens no Restaurante Hösen Haus.


Aliás, é na zona rural onde estão deliciosas experiências como as visitas à Itaberry Frutas Finas, em que é possível colher mirtilo, amora, framboesa, morango e até physalis direto do pé, e à Vinícola e Cachaçaria Família Quadros, que oferece degustação de cachaças, licores e geleias, com possibilidade de reserva para almoço e jantar – o sorvete de mirtilo com calda da fruta é imperdível.



Prefeitura investe na infraestrutura

Depois de inaugurar o segundo bonde funicular do Brasil — único movido a energia solar — em maio passado, a Secretaria Municipal de Cultura promete colocar para circular nas ruas uma jardineira temática com city tour semelhante à de Curitiba (PR) e a partir de março começar as obras de passarelas e ciclovias com áreas para convívio em parte da margem do lago.

A expectativa é que até 2020 seja dobrada a capacidade de hospedagem com o e.Suites Resort, Termas e Marina, em construção, e o que promete ser a pousada mais ecológica do País com 34 cabanas estaiadas. Em 2021, está prevista a entrega do Centro Cultural com auditório para 800 pessoas e futuramente há planos para a construção de um parque em frente às torres, com arquibancada, restaurante, capela, loja de souvenirs e banheiro, e um novo Mirante Caracol, com 12 metros de altura, envidraçado e com vista 360 graus.

*A repórter viajou a convite da Schultz em parceria com Itá Thermas Resort e Lago do Uruguai Receptivo.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem