Na coluna ao lado resolvi fazer uma enquete sobre se antigos moradores de Cotegipe, que se lançaram por este mundo afora por vários motivos, voltariam a morar na cidade. 

A pergunta é simples, mas a resposta pode trazer à tona reflexões sobre nosso passado e futuro.

Na minha época, lá pela década de 70, era normal os filhos terminarem o segundo grau e partirem para Santa Maria, Porto Alegre ou Florianópolis para fazerem faculdade. Não havia opção de universidade gratuita em Erechim, por exemplo. Trabalho também era complicado para quem ambicionava algo mais. Então, muitos jovens saíram de Cotegipe.

Será que estes senhores e senhoras, agora já entrando na terceira idade, pensam em voltar para sua terra natal? Ter uma vida mais tranquila, sem a correria de uma cidade grande? Ter uma casinha, uma varanda para tomar o chimarrão no final da tarde, passar na casa do vizinho ou dos parentes para bater um papo, ir na igreja, no clube ou tomar um sorvete na avenida principal. 

Esta é uma questão que às vezes me vejo pensando. Porque não voltar para a terra natal, onde estão amigos, parentes e outro estilo de vida? 

É claro que a cidade não é mesma de quando deixamos. Mudou bastante, muitos conhecidos já morreram e novas gerações formam a nova população, bem como as relações pessoais, mas o âmago, a raiz, continua presente.

De seu voto, mas mais que isso, escreva aqui sua opinião sobre o que você acha do tema.

Abs




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem