Inauguração da primeira loja do grupo Sonda, em 1974, na Rua Torres Gonçalves,
em Erechim (Foto: Divulgação)

Coisa loca este destino. Que eu lembre, minha primeira compra em um supermercado, lá pela década de 70, foi no recém-inaugurado Supermercado Sonda, no centro de Erechim. Na época, uma coisa grandiosa diante dos pequenos mercados e armazéns que existiam em Cotegipe. Impressionava a grande quantidade de mercadorias nas gôndolas e o fato de você entrar, escolher os produtos, colocar no carrinho e pagar no caixa. Ah, e tinha um auxiliar que empacotava as compras. Lembro que durante muitos anos acompanhei minha mãe nas compras no Sonda.


O tempo passou, o Sonda migrou para São Paulo, e, décadas depois, não é que voltei a fazer compras no supermercado Sonda? Só que aqui em Campinas, interior de São Paulo, a mil quilômetros de distância de Erechim. Os proprietários da rede já não são mais os mesmos, mas a marca está lá - Sonda. É difícil não fazer uma ligação com o passado, com Erechim e Cotegipe. É aquela velha história. Ironia do destino.

Energia elétrica


O supermercado Sonda me lembrou outra relação, desta vez com a energia elétrica. Quando criança, lembro que a energia elétrica que abastecia Cotegipe vinha da pequena usina montada em uma represa em Ponte Preta. Por muitas vezes fui com meu pai, o padre Polon, o sr. Polon, Valdirão, De Ré, Rosa e outros senhores que não lembro o nome, fazer algum tipo de conserto na usina, ou então simplesmente para passar o final de semana pescando.

Era uma aventura, pois íamos no velho Fordinho da paróquia e outras camionetes rurais. Depois, a energia da usina foi substituída pela CEEE (estadual) que virou RGE e que acabou comprada pela CPFL Energia. Outra ironia do destino. A CPFL Energia foi fundada e tem sede em Campinas, onde moro. Ou seja, a CPFL controla toda a energia que é consumida em Erechim, Cotegipe e demais cidades da região. Coisas do destino.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem