A Prefeitura de Barão de Cotegipe inaugurou na última sexta-feira, dia 6 de setembro, o plantão 24h na Unidade Básica de Saúde (UBS), que fica na rua José Mantovani.  A UBS vem suprir uma lacuna na área de saúde criada com o fechamento do único hospital da cidade, em 2010. Desde então, a comunidade era obrigada se dirigir aos hospitais Santa Terezinha, ou de Caridade, em Erechim.

No local serão realizados procedimentos como consultas, exames laboratoriais, atendimento odontológico, psicológico, acompanhamento a grupos especiais como gestantes,hipertensos, diabéticos e alguns procedimentos de emergência em caso de acidentes. A unidade também conta com um serviço de resgate, sendo que os casos mais graves continuarão sendo encaminhados para o Santa Terezinha. A unidade funciona aos sábados e domingos.

O prefeito Fernando Balbinot explica que diante da inviabilidade de reabrir o hospital, várias medidas foram tomadas para reduzir as perdas à população, desde a ampliação no quadro de funcionários e equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), a investimentos em programas de prevenção.

"Com o Plantão na UBS estamos contemplando todas as áreas da assistência básica, oferecendo atendimento nas 24 horas do dia, reduzindo o número de encaminhamentos para a Fundação Hospitalar Santa Terezinha. Isto representa diminuição com gastos de deslocamento, agilidade nos atendimentos e maior segurança à comunidade", disse. De acordo com o prefeito, o próximo passo é buscar recursos junto ao governo Federal para ampliação da estrutura física da unidade. 

A Prefeitura também firmou convênio com a Clínica de Geriatria, inaugurada no mês de agosto, nas dependências do antigo Hospital de Barão de Cotegipe, que prevê para cada idoso que recebe até três salários mínimos uma ajuda de custo do Governo Municipal nos procedimentos realizados na clínica. A clínica também funciona 24 horas.

Fonte: Jornal Boa Vista

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem