Traçado da Rua Albino Massarolo, em Barão de Cotegipe: reconhecimento a um
cidadão que ajudou a construir a comunidade 

É com orgulho que publico aqui no blog que os vereadores da Câmara Municipal de Barão de Cotegipe, no dia 16 de setembro de 2013, aprovaram, por unanimidade, o requerimento n º 026/2013 do vereador Ivo Caldart, que denomina a então rua sem denominação (também conhecida como Estrada Vale Vitória) como Rua Albino Massarolo, o meu pai. Ela começa na Rua Antônio Gavenas e termina no final do perímetro urbano para São Roque.

A inclusão do nome Massarolo em alguma rua de Cotegipe é uma reivindicação antiga da família. Em janeiro de 2009, eu e meu irmão protocolamos um ofício junto à prefeitura solicitando essa nomeação. Eis que finalmente o extenso trabalho voluntário do meu pai é reconhecido. A razão simples e pura para que ele tenha seu nome reconhecido em uma rua se deve à sua dedicação para com a comunidade cotegipense. A relação de atividades voluntárias que ele realizou é extensa e foi muito bem exposta pelo vereador em seu requerimento.

Meu pai trabalhou arduamente no desenvolvimento do Hospital São Vicente de Paula e do Colégio Cristo Rei, onde era encarregado da rede hidráulica. Na canônica, fez toda a rede de água fria e quente, com um sistema de aquecimento com o calor do fogão a lenha. Junto com o Padre Estanislau Polon ajudou a construir a usina do Rio Jupirangaba, trazendo energia para a cidade.

Albino trabalhando no primeiro torno
 instalado em Cotegipe

Trabalho
Lembro muito bem que inúmeras vezes fui ajudar meu pai a consertar o encanamento tanto na igreja, como no hospital e no colégio. Fazia frio ou calor lá ia ele com sua maleta de ferramentas fazer um trabalho voluntário. 

Também foi presidente por várias vezes das atividades na igreja, e quando não estava no comando tinha participação ativa em todos os eventos da igreja. Ele era um "fabriquero", como se dizia na época das pessoas que trabalhavam voluntariamente para a igreja. 

Lembro das inúmeras vezes em que, a bordo do Fordinho 29, ia com ele buscar taquara para enfeitar as festas de Capelinha. Meu pai ajudou a construir a igreja e também o pavilhão paroquial.


Também presidiu o Clube Internacional por várias vezes e foi um assíduo jogador de bocha, participando de vários campeonatos municipais com seus amigos. Suas atividades no clube foram imensas e tomaria um bom tempo eumerá-las. 

Minhas irmãs e sobrinhas que participaram da sessão na câmara ficaram comovidas com as várias manifestações de vereadores que conheciam e também de quem não conhecia meu pai. "Chorei a sessão toda ao ver quanto as pessoas gostam e valorizam nosso pai", disse Geni Tormem, minha irmã.

Sessão
"Realmente a reunião foi muito emocionante, estive lá e presenciei a aprovação do requerimento que diz respeito a seu pai e lembrei-me também do meu, pessoas essas que não mediram esforços para ajudar a comunidade, igreja, associações. Lembrei-me também de todas as manhãs em que por oito anos, enquanto estive estudando no Cristo Rei, onde eu ia de bicicleta e teu pai abria a oficina, simplesmente para que pudéssemos guardar as bicicletas e no inverno enquanto ele tomava o chimarrão, nós ficávamos ao redor do fogo nos aquecendo, bons tempos e boas lembranças aquelas", contou Adílio Fol
lador, presente à sessão.

A sessão foi presidida pelo vereador Floriano Ternes (PT) Presidente; e teve a participação dos vereadores  Claudio Oleias (PPS); Neide Dassoler  (PMDB- Suplente); Celso Balestrim (PMDB-Suplente); Mari Berria (PT); Ivo Caldart  (PP); Joni Giacomel (PTB); Franciel Izycki (PP) e Eliane F. Halabura Follador (PSDB). Agora o requerimento segue para aprovação do prefeito Fernando Balbinot. 

A família Massarolo agradece o empenho e reconhecimento dos vereadores em homenagear esse importante cotegipense, meu pai.


Na chácara, cujo pedaço de terra foi cedido à Prefeitura para a construção
 da estrada que agora virou rua e ganhou seu nome

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem