A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barão de Cotegipe APAE Cantinho Especial, oferece aos seus usuários uma atividade diferente e muito especial. Através de uma proposta idealizada pela equipe de profissionais do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Barão -, incentivada pela Administração Municipal, e em parceria com o Centro de Atividades Físicas By Fitness, os usuários da instituição vivenciam aulas de atividade aquática na piscina aquecida da academia.

As aulas são realizadas uma vez por semana e tem duração de um hora. Fazem parte alunos com idade de 2 anos a 38 anos com diferentes deficiências: síndrome de down, paralisia cerebral, deficiência intelectual, síndrome de west entre outras.

Os profissionais que ministram as aulas são educadores físicos com vivências na área da atividade física adaptada. O meio líquido surge como proposta de desafiar os alunos, uma vez que, poucos deles tiveram experiência com atividades aquáticas planejadas anteriormente ao projeto, e também por ser um meio onde lhes permite executar e aprender movimentos que são difíceis de serem executados em terra.

"Os benefícios gerados são visíveis e vão além das alterações fisiológicas. Após a entrada na água, o medo cede lugar á felicidade que fica estampada no rosto de cada um", diz a diretora da APAE Flavia Jarosz.  Segundo ela, após o término do convênio com a Prefeitura, o projeto tende a se manter levando em conta sua relevância e melhoria dos movimentos, a integração e a promoção da inclusão.




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem