Clique aqui e leia o livro
"Ontem à noite comecei a fuçar na internet em busca de informações sobre Cotegipe e aconteceu uma coisa que me deixou surpreso, no bom sentido do termo. Me deparei com um romance de um escritor polonês que passou por lá e conta a história da revolução de 1923-1927. 

A história que ele menciona me era desconhecida e quando encontrei o romance no formato digital percebi que estava diante de um documento histórico sobre as origens de Barão de Cotegipe. Creio eu, que essa obra deveria ser leitura obrigatória nas escolas da cidade e região. É uma histórica romanceada, mas nem por isso menos verídica, que narra como os colonos poloneses recém-chegados na região tiveram que se virar para se defender, pegando em armas e lutando para conquistar o direito de viverem no vale de uma pequena floresta cercada por montes e cortada por rios..."


O texto acima foi enviado pelo meu irmão João, que descobriu na internet esse importante livro, escrito pelo polonês ROMAN WACHOWICZ, sobre a colonização polonesa em Barão de Cotegipe. O romance conta a saga de várias famílias polonesas (Cebulski, Kucharski, Studzinski, Maleysz, Brszki, Dorosz, Malinowski, Sebulskie, Szulc, Matycz, Jacuniak, Parol, Karpinska, Jurkoski, e muitas outras), que tiveram que enfrentar bandidos, maragatos e aventureiros para conquistar a tão sonhada terra.
É um livro importante para quem quer saber mais da nossa história e dos nossos antepassados. 

Não deixe de ler.

1 Comentários

  1. lindo e importante ver a Hitoria.sou de B.de Cotegipe- Paloma. Prabens
    Arquimedes s dos santos, vivo em Cocalinho-Mt

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem