Rio Jupirangaba, que recebe boa parte do esgoto doméstico da cidade

A Corsan vai continuar servindo água em Cotegipe. E a partir de agora, conforme contrato assinado no dia 5 de janeiro entre o prefeito de Cotegipe, Vladimir Farina, com o diretor-presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, a companhia assume também a responsabilidade de implantar o sistema de esgotamento sanitário. 
Cotegipe teve o sistema de abastecimento de água implantado pela Corsan em 1973 e que eu me lembre, foram raros os períodos em que faltou água no município. Graças ao poço artesiano perfurado no morro do Baidek, Cotegipe é abastecido com água de boa qualidade. Aliás, nos momentos de seca na região, principalmente no verão, nunca faltou água (a explicação está neste texto). 
Conforme previsto no plano municipal, num primeiro momento as redes de água serão substituídas e um novo reservatório deverá ser construído. Isso é muito importante, pois a rede subterrânea é muito antiga e frequentemente estoura. Além disso, o material usado contém substâncias que não são politicamente corretas para a saúde. 
O primeiro poço artesiano de Cotegipe foi perfurado em 1973 e o segundo foi perfurado ao lado do primeiro, em 1988. Este poço tem uma vazão de 30.000 litros por hora. Geralmente poços como esse tem uma profundidade média de 150 metros.
A boa novidade é que a Corsan vai implantar o sistema de esgotamento sanitário. Quem sabe, assim o Rio Jupirangaba deixa de ser uma latrina aberta no centro da cidade. 
Leia mais sobre a água de Cotegipe clicando aqui

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem