O repórter Salus Loch, do jornal Boa Vista, de Erechim, explica o que aconteceu no domingo trágico que culminou com a morte da estudante de educação física Milene Taís Veronese, de 19 anos, em acidente causado por um motorista embriagado, que atingiu a moto onde ela era garupa. A demora do atendimento do Samu foi fatal para Milene.
A interessante reportagem "Quem vai salvar o Samu?" você pode ler no site do jornal Boa Vista. Destaquei abaixo o trecho onde as autoridades explicam o porque da demora em socorrer Milene.


Gostaria de ressaltar que aqui em Campinas o Samu é um exemplo no atendimento a vítimas de acidentes. É claro, funciona com restrições, mas a prioridade é o salvamento de vítimas em risco de morte, como acidentados, cardíacos, etc. O Samu de Campinas, cidade com 1,2 milhão de habitantes, é equipado com três unidades completas, ou seja, UTIs sobre rodas, e  mais 14 ambulâncias convencionais. Além disso, as equipes do Corpo de Bombeiros também atuam no salvamento de acidentados. A central reguladora, onde ficam os médicos que designam qual vítima deve ser atendida primeiro e qual viatura está mais próxima do local, obviamente fica em Campinas, e não a 400 quilômetros de distância, como é o caso de Erechim.


Outros números para ‘socorrer’ o Samu 
Conforme o secretário de Saúde de Erechim, Plínio Costa Jr. (PMDB), a nova orientação do município é para que, caso o cidadão não consiga acionar de forma imediata o 192 do Samu, entre em contato com os telefones (54) 3520 7200, da secretaria municipal de Saúde (durante a semana em horário de expediente), ou pelo fone (54) 9149 3919, em qualquer horário, inclusive finais de semana e feriados. 
Ainda segundo Plínio, no caso específico da jovem morta no domingo, 27, uma série de complicadores teriam colaborado para a desgraçada situação. Primeiro, a embriagues do motorista do Uno. Segundo, a ocupação tanto das ambulâncias do Samu, bombeiros e da prefeitura – que estariam prestando atendimentos simultâneos em vários cantos da cidade e no mesmo horário do acidente na saída para Cotegipe. Soma-se a isso, conforme Plínio, a dificuldade de se estabelecer, na hora da batida, contato com o Samu em POA, que estaria, no momento, com suas linhas obstruídas. 
Outro ‘caminho’ a ser tomado diante da inapetência do Samu é o bom e velho 193, do Corpo de Bombeiros – que, apesar da sabida deficiência de pessoal, já ‘quebrou o galho’ em inúmeras situações ao longo dos anos. “Há 17 anos os bombeiros têm atendido a todos os tipos de chamada. Com a chegada do Samu, porém, focamos esforços em nossas atribuições constitucionais – que são busca, salvamento e proteção de pessoas, animais ou coisas. Assim, priorizamos atendimentos de acidentes de trânsito, salvamento de pessoas presas em elevadores, enfim, coisas do tipo. O restante dos casos, em sua maioria clínicos, estão sendo realizados pela equipe do Samu”, explica o sargento Cezar Batista. ‘Reitero, porém, que os bombeiros seguirão prestando o melhor serviço possível, sempre que formos chamados – afinal lidamos com vidas. Neste caso de domingo, estávamos com um atendimento nas proximidades da Cascata Nazzari, e não tínhamos como chegar ao local do fato. Infelizmente”, completa o sargento.



De acordo com a RBS Erechim, o Samu vai contratar mais funcionários. Veja:
Clique aqui

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem