Não que eu defenda o grupo RBS, mas algo muito estranho acontece com a Justiça gaúcha (veja a reportagem da Folha abaixo). Proibir a imprensa de divulgar imagens de um vereador que foi passear com verba pública é querer esconder do contribuinte o que é feito com o dinheiro dele.

Isso lembra o processo que sofri, aqui no blog, onde um anônimo comparou uma pessoa da sociedade cotegipense com uma boneca americana muito famosa - e bonita, que toda menina sempre sonhou ter.

Depois desse processo, os comentários aqui no blog sobre a atuação da máfia da saúde, que foi desbaratada em Barão de Cotegipe, pararam completamente. Ou seja, as pessoas ficaram com medo de mostrar sua opinião, sob o risco de serem processadas ou de sofrer algum tipo de perseguição.

Só para lembrar, o jornal o Estado de São Paulo está há dois anos proibido de publicar reportagens que contenham informações da Operação Faktor, mais conhecida como Boi Barrica. O recurso judicial, que pôs o jornal sob censura, foi apresentado pelo empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) - que está no centro de uma crise política no Congresso.
 A censura sempre deu medo.

Da Redação

A Justiça do Rio Grande do Sul proibiu o grupo RBS – que transmite a Rede Globo no Sul do País e edita o jornal Zero Hora – de divulgar o nome e a imagem do vereador Adenir Mengue Webber (DEM), da cidade gaúcha de Dom Pedro de Alcântara, informa a Folha.com.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) repudiaram em nota a decisão imposta pelo TJ gaúcho.

Fora de hora
Em 2010, o vereador Adenir Mengue Webber apareceu em uma reportagem do Fantástico, da Globo, que mostrava ele e outros políticos praticando turismo em horários que supostamente deveriam estar fazendo cursos, que tinham sido pagos com verba pública.

A decisão foi tomada em maio do ano passado em caráter liminar. O julgamento final ainda não aconteceu. O grupo RBS declarou que considera “censura” a determinação da Justiça e disse que irá recorrer.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem