A forte tempestade que atingiu boa parte do Rio Grande do Sul no último dia 9 trouxe sérios prejuízos para Cotegipe. Diante do caos instalado e da falta de energia em boa parte da cidade, a prefeitura se viu obrigada a prorrogar para o próximo dia 17, quarta-feira, o prazo de inscrição no processo seletivo para a contratação de pessoal, para os cargos de Operador de Máquinas Pesadas, Recepcionista, Agente Administrativo e Farmacêutico. O Edital de Retificação completo encontra-se disponível no site oficial do município: www.baraodecotegipe.rs.gov.br.
A calamidade levou o prefeito a decretar Situação de Emergência. De acordo com a prefeitura, o temporal começou às 4 horas e se prolongou até as 7 horas, destelhando casas, derrubando árvores e destruindo diversas propriedades rurais. A rede de energia elétrica foi severamente danificada, deixando parte da cidade e principalmente o interior, às escuras.
"Um dos locais atingidos foi o Arboreto Municipal localizado no Povoado Sérvia, onde grande parte das árvores de espécies nativas, com mais de 40 anos, foram derrubadas ou danificadas. Recuperá-lo, agora, será uma árdua tarefa que demanda anos e anos de dedicação. Uma fatalidade. Os prejuízos na agricultura foram enormes. Ainda sem energia elétrica, os produtores de Leite, suinos e frangos se viram como podem. Sem energia, não conseguem ordenhar o gado de leite, por exemplo. E os que conseguem adaptar um motor ou gerador, não consegue resfriar o leite e acaba perdendo mais ainda.A RGE ainda não tem uma previsão de reestabelecer a energia, pois toda a região foi afetada. Inicialmente foi restabelecido em alguns pontos da cidade. Porém no interior está complicado devido a rede estar muito destruida. Diversas casas e estabelecimentos foram atingidos. Telhados inteiros foram arremeçados a metros de distância. Árvores centenárias foram derrubadas. Estradas estão muito destruidas, o que levará dias para serem normalizadas", diz o informe da Prefeitura.

Espero que a situação se normalize o mais rápido possível. Eu sei muito bem como são as tempestades em Cotegipe, mas nunca peguei uma desse nível. Antigamente dizia-se que os morros protegiam a cidade, mas agora... será, como dizem os religiosos, um castigo de Deus???

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem