Minha filha Carolina e sua amiga Gabriela, que
participaram ativamente  do movimento por justiça
Vereadores de Campinas, maior cidade do interior paulista e um dos principais centros tecnológicos do país, cassaram, na madrugada deste sábado, o mandato do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT). A leitura do processo de impeachment do prefeito durou 44 horas ininterruptas (começou na quinta-feira pela manhã e terminou às 5h de sábado). O prefeito é acusado de uma série de improbidades administrativas praticadas por alguns de seus secretários (veja a cobertura completa em www.rac.com.br). 
Mas a acusação maior pesa contra sua mulher, a doutora Rosely, que também era chefe de gabinete do prefeito. Ela é apontada como a chefe da máfia, que extorquia propinas de 5% a 15% em contratos feitos com a prefeitura. A procuradoria chegou a expedir um mandado de prisão contra ela, mas não foi efetuado porque ela fugiu. O prefeito disse que não sabia nada sobre o que sua esposa fazia, o que deixou a população e os vereadores ainda mais irritados com tamanha hipocrisia.



O impeachment de um prefeito em Campinas é inédito e histórico. Mas só aconteceu graças a uma rigorosa investigação feita por promotores. Como neste pais tudo é possível, Hélio já entrou na Justiça para retomar seu cargo, o que deve acontecer em breve. Ai começa uma guerra jurídica que vai deixar Campinas paralisada até as eleições de 2013.
Um detalhe curioso, é que na terça-feira deve assumiu o vice-prefeito Demetrio Vilagra, do PT, que também é acusado de fazer parte da máfia e inclusive chegou a ser preso por um dia. Demétrio também deve ficar pouco tempo no cargo, pois partidos já ingressaram com um mandato de impeachment, justamente pelo fato das acusações de crimes que pesam contra ele.
O fato interessante é que pela primeira vez essa crise não acabou em pizza, como se costuma apostar em crimes que envolvem pessoas graúdas. Desta vez, a justiça prevaleceu, mas graças a uma forte ação popular e ativa participação da imprensa que investigou e divulgou todos os casos de falcatrua. É assim que tem que ser.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem