Minha filha sendo entrevistada: seriedade e cidadania
Fonte: Jornal Correio Popular, dia 12/08/2011

Uma passeata de estudantes do Ensino Médio, ontem pela manhã, pediu o impeachment do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), por conta das denúncias de corrupção que, desde maio, envolvem o alto escalão do governo municipal. Os adolescentes, vindos de escolas públicas e particulares, foram mobilizados pelas redes sociais da internet. Reunidos na escadaria do Palácio dos Jequitibás, os manifestantes caminharam até o Largo do Rosário, gritando palavras de ordem contra o chefe do Executivo. Lá, estenderam faixas com mensagens de protesto e divulgaram, ao público, folhetos com a relação dos vereadores que votaram contra o afastamento provisório do prefeito, em junho.

O objetivo da passeata era claro: pressionar os parlamentares na votação do relatório da Comissão Processante, que precisa ser avaliado pela Câmara Municipal até o dia 28. Divulgando fotos e nomes, os manifestantes querem mobilizar a opinião pública contra a base do governo. O folheto informa que, apesar das "evidências claras de corrupção" , e vota contra o afastamento o vereador interessado em manter privilégios. "Chegas de fraudes e propinas. Vamos mostrar nossa indignação diante de tamanha corrupção" , diz o texto.
A passeata foi organizada pelo Movimento Boca Aberta, grupo sem vínculo com qualquer partido, liderada por estudantes do Colégio Ápice, em Barão Geraldo. A organização do ato começou há dois meses. As jovens Gabriela Matias e Carolina Massarolo buscaram o patrocínio de gráficas para a impressão dos foulders. Além disso, conseguiram a doação de assessórios como narizes de palhaço, corneta plásticas, bexigas, máscaras. Ao mesmo tempo que organizavam os manifesto, os jovens faziam contato com alunos das escolas da cidade. E ontem, dia marcado para a passeata, a turma amanheceu no Centro, fazendo piquetes e chamando gente para a rua.

Os próprios pais dos manifestantes apoiaram o protesto. Um emprestou o Fiat Fiorino como carro de som. Outro arrumou microfones, fantasias, instrumentos musicais. E, apesar do número de jovens na concentração não ser tão impressionante (pouco mais de 100, segundo os policiais), a galera fez muito barulho, e foi aplaudida por quem andava pela calçada, ou assistia a passeata das janelas dos prédios. "Os jovens já conseguiram derrubar até um presidente" , falou Gabriela, lembrando os cara-pintadas do movimento Fora-Collor. "A população precisa saber que tem força, deve exigir punição a quem é corrupto."

Minha filha à esquerda e suas amigas fecham a principal
avenida de Campinas
Gente da oposição não perdeu a oportunidade. A ex-vereadora Marcela Moreira, que continua ligada ao PSOL, se posicionou ao microfone e discursou contra o prefeito. Ela afirmou representar, na passeata, o Instituto Voz Ativa, grupo político atuante em movimentos sociais. Ela ressaltou o envolvimento de gente sem vínculos políticos, interessada apenas em "passar Campinas a limpo" . Mas folhetos parecidíssimos com o do Boca Aberta também foram distribuídos ao povo na rua, devidamente impresso com o logo do PSOL. O vereador Antônio Francisco dos Santos (PMN), da oposição ao prefeito, também pegou carona na passeata. A conhecida bicicleta do "Politizador" circulava no meio do público, com um cavalete onde havia fotos de políticos da base aliada.

A passeata foi acompanhada de perto por agentes de trânsito, guardas municipais e policiais militares. Com motos, batedores da PM ordenaram a marcha pelas ruas Benjamin Constant e General Osório, e pelas avenidas Francisco Glicério e Anchieta. Os manifestantes ocupavam apenas uma faixa de trânsito. Não houve transtornos sérios ao trânsito, nem brigas ou confusões. Na calçada e nas lojas, o público com os versinhos contra o prefeito e a primeira-dama Rosely Santos, personagens centrais da tempestade de denúncias. Após distribuírem folhetos no Largo do Rosário, os jovens voltaram ao jardim do Paço Municipal, se espalharam pelo gramado e encerraram a manhã cantando jingles que alfinetavam o chefe do Executivo.
Carolina, em meio ao protesto organizado por ela e a Gabi

SAIBA MAIS
As pessoas interessadas em fazer contato com os manifestantes podem escrever para o endereço eletrônico movimentobocaberta@hotmail.com
O grupo também está no facebook (Movimento Boca Aberta) e no twitter (movbocaberta)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem