O Dr. Werner Dexheimer, o primeiro diretor do antigo hospital de Cotegipe, ao lado do padre Pollon e as irmãs

Recebi uma mensagem da Maria Elisa, filha do Dr. Werner Dexheimer, uma pessoa importantíssima na história de Cotegipe e da saúde de muitas famílias. Se muitos estão vivos hoje, devem isso ao Dr. Werner.  

Aos 95 anos, ele vive em Porto Alegre, em sua casa, com a esposa e dois filhos, Luiz e Jorge.
De acordo com Maria Elisa, Dr. Werner está hospitalizado há duas semanas. Ele teve dois enfartos e sobreviveu, está no CTI do Instituto de Cardiologia. Seu estado de saúde é regular. "Ele é um guerreiro.Nunca bebeu, nunca fumou, andava de bicicleta até pouco tempo atrás. Para todas as pessoas que o visitam, sobram histórias sobre Cotegipe", conta Maria Elisa.  Pelo que me consta, Dr. Werner dedicou a maior parte de sua vida a Cotegipe, mas não lembro de ter visto o nome dele em homenagens ou instituições, prédios, ruas, etc. Posso estar enganado, e se estou, por favor me enviei o endereço destas homenagens, que no minimo, sao justas e a familia merece saber.

Ele já recebeu o título de Cidadão Cotegipense??? O tempo é curto para homenageá-lo. Apressem-se.

Só para lembrar, ele foi o primeiro diretor do hospital de Cotegipe, onde, poucas pessoas sabem, foi feita a primeira anestesia geral do interior do RS. Em termos de medicina e da tecnologia que existia  na época, um feito de suma imortância. Além disso, Dr. Werner teve um gande envolvimento com a comunidade, já que naquela época as três pessoas mais influentes eram o prefeito, o médico e o padre.

O blog presta aqui sua homenagem a este importante cidadão cotegipense e deseja a ele uma boa recuperação.

4 Comentários

  1. Ontem, no hospital, meu pai começou a falar do passado, a se comover e pedi a ele que parasse com aquelas histórias, que ficasse quieto e evitasse emoções para se recuperar .. Então ele me disse: ninguém morre por ficar comovido. Eu que imaginava um meio de restringir as visitas, percebi que ele não quer isso, que fica feliz com todos os que chegam e que para cada um reserva uma historia especial.
    Ainda temos muitas histórias sobre Cotegipe para resgatar e podes contar comigo para isso.Meu pai nunca esqueceu Cotegipe e hoje isso se torna cada vez mais nítido, em funcao do seu interminável repertório de histórias. Hoje, estive com ele, ja saiu do CTI. Pediu-me que levasse balas de goma.Pressinto que vai chegar aos 100 anos.
    Enviado por Maria Elisa, filha do Dr. Werner.

    ResponderExcluir
  2. sempre é bom recordar as origens - sou filho de Alberto Folador e dona Anna Candida Rosset Folador - nasci em 1945

    ResponderExcluir
  3. meu nome e Mario Tartas,filho de igncio Tartas,aos 14 anos tive a doenca tetano e quem me salvo foi o saudoso dr Werner sou muito grato a ele meu tio Tadeu e a Iris Ratkewicz moravam ao lado do dr Werner muitas vezes conversava co os filhos de ,o Luis e outros bons tempo e muitas saudades bjs.

    ResponderExcluir
  4. Sou Djalmo Pavan. Também sou sobrinho do Tio Tadeu e da Tua Iris. Meus padrinhos. O Dr Werner muito competente. Sei que pacientes de outras , inclusive de Chapecó SC onde moro, iam a Cotegipe para se tratar, e se salvar. Boas lembranças

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem