Balenário Malys
   Toca da Onça

O cotegipense Aguinaldo Rehfeld, que hoje  mora em Criciúma, mandou uma bela mensagem e as fotos acima, do velho balenário Malys e da famosa e temida Toca da Onça, que fica no caminho para Erechim, no alto do morro. Veja o depoimento do Aguinaldo.

Olá Jorge.


Me chamo Aguinaldo Rehfeld e também sou leitor de seu ótimo blog sobre nossa cidade natal. Por força da profissão abandonei a cidade há uns 20 anos mas retorno regularmente para lá.


Estou lhe enviando duas fotos de meu arquivo pessoal. Uma de 2007 é da lendária toca da onça que habitou por anos o imaginário da criançada e juventude cotegipense, dentro os quais me incluo e que foi tema de uma postagem sua.

A outra foi tirada na última vez em que o Balneário Malysz, já decadente (fechado) esteve cheio.


Durante anos foi o grande point de Barão e ponto de diversão e encontro de amigos. Banhos com bóia câmara de pneu de trator e mergulhões no incrível trampolim (de no máximo dois m de altura). Acampamentos com amigos de infância e partidas de futebol descalços...Não havia preocupação com exames médicos ou contaminação. A diversão era quando (sempre na dureza) conseguíamos "entrar de furão" e tomar banho sem pagar...


Uma coisa que eu realmente não gostava era no meu primeiro emprego de entregador de jornais era ir até lá entregar o antigo Correio do Povo, aquele grandão... era o lugar mais distante e gastava quase o tempo de entregar o restante dos jornais. Pelo menos era divertido quando o "SEU MALYZ" estava na pinguinha e puxava assunto. Uma piada que era contada era que ele não ia na missa, já que o padre sempre insistia em dizer: LIVRAI-NOS DOS MALYZ AMÉM... Pena o ocorrido com nosso amigo (e meu ex-chefe: vendi revistas numa banca que ele tinha junto à Sapataria Capeletti) Chico (Cezario) Malyz...senão com certeza ainda teríamos o balneário, hoje vivo e não apenas em nossos recuerdos...


Tenho interesse em realizar um evento em um final de ano e reunir o maior número possível de cotegipenses espalhados pelo mundo....uma confraternização com jogo de futebol, encontro de amigos e recordações. Há uma comunidade em minha página do orkut. Quem sabe usando seu blog poderemos divulgar?

Grande abraço
Aguinaldo Rehfeld - Criciúma SC


PS: Aguinaldo, o blog está à disposição. Vamos tentar reunir nossos conterrâneos. Lembrando, tomei muitos banhos no balneário do Malys. Era nossa festa no domingo, ainda mais quando vinham as meninas "despudoradas" de Erechim. Bem sabíamos que elas vinham de uma região não muito amigável, mas era uma festa. Era a nossa praia. Só ali podíamos ver meninas de biquini e isso, naquela época, era o máximo.
abraços
Jorge

2 Comentários

  1. "nada contra a toca da onça", mas na minha opinião nada mais é do que uma ersão no solo.

    :D

    "g_up21"

    ResponderExcluir
  2. Amigo,
    pode até ser uma erosão, mas o mais importante é o que esta no imaginário dos cotegipenses.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem