Deu no Zero Hora:
para acessar o Arboreto clic no link http://arboretorge.conectt.com.br/Default.aspx


"Mais de 28 mil mudas de araucárias foram distribuídas ontem pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente para agricultores da Região Norte. O evento ocorreu em Barão de Cotegipe, onde o projeto foi lançado há sete anos.


O município escolhido para a entrega das mudas é um exemplo para o Estado. Há 13 anos, alunos da Escola São José, no povoado Sérvia, criaram o arboreto, um museu vivo onde são plantadas e reproduzidas árvores nativas em extinção. Já são mais de 200 espécies. O banco de sementes serve a diversos municípios da região, e a lição foi levada da escola para as propriedades rurais, onde moram os alunos.


O projeto de repovoamento da araucária é implementado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e pela Rio Grande Energia (RGE) como forma de compensar os cortes feitos para a instalação de redes elétricas. Cada agricultor pode receber até 100 mudas em troca do plantio nas propriedades. Quando o programa foi lançado, os agricultores ganharam sementes de pinheiro. Muitas destas árvores já atingiram 2 metros de altura.


– A gente plantou pensando na família, nos netos, que no futuro vão ter as árvores– contou o agricultor Osvaldo Otto, que ganhou novas mudas de araucária para o plantio.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Barão de Cotegipe, Valdecir Balestrim, disse que a iniciativa está transformando o município e recuperando as matas ciliares.


– Nossa cidade vai se transformar numa ilha verde – comemorou Balestrim."

Por Marielise Ferreira

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem