O governo Federal oficializou a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que terá um campus em Erechim. As aulas estão previstas para começar em março de 2010, mas, até o momento não foi aberto concurso para a contratação de professores e funcionários e já estamos no final de setembro.

Para outubro, está previsto o edital do concurso para contratação dos professores. O presidente da Comissão de Implantação da universidade, professor Dilvo Ristoff, afirmou que vai manter contato com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para que seja liberado em breve o concurso de contratação, evitando atraso no início das aulas, previsto para março de 2010.

De acordo com o MEC, serão necessários 500 professores universitários, 108 técnicos administrativos de nível superior e 232 de nível médio para o pleno funcionamento da universidade. Para o custeio e o pagamento de salários, estima-se um investimento anual de R$ 194, 5 milhões. Leia a matéria abaixo, publicada pelo Zero Hora: O governo federal sancionou, ontem, a lei que cria a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Um dos campi terá sede nas cidades gaúchas de Erechim e Cerro Largo. Outros dois municípios do Paraná – Realeza e Laranjeiras do Sul – também receberão campi. As aulas estão previstas para começar já em março de 2010. Em Erechim, há previsão de serem oferecidos os curso de Arquitetura e Urbanismo, Licenciatura em Humanidades (Filosofia, História, Geografia e Sociologia) e Licenciatura em Pedagogia. Já Cerro Largo deve disponibilizar Agronomia (com ênfase em agroecologia); Licenciatura em Ciências (Biologia, Física e Química) e Licenciatura em Português e Espanhol. Além destes, os dois municípios ainda terão, em comum, os cursos de Desenvolvimento Rural e Gestão Agro-industrial e Engenharia Ambiental e Energias Renováveis. O próximo passo do Ministério da Educação será nomear o reitor temporário, o que deve ocorrer ainda este mês.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem