Não sei como é hoje o Carnaval em Cotegipe, mas tempos atrás, era feito com marchinhas tiradas da gaita e do violão em um salão empoeirado, lotado e muito quente.
Nos divertiamos nos bailes nas Linhas (Duas, Quatro), Ponte Preta, Seis, Sérvia, etc. De vez em quando surgia uma briga e alguns tiros eram disparados para o alto. Era gente correndo, pulando janela. Logo os ânimos acalmavam, a gaita voltava a roncar e todos retornavam ao salão. Uma tranquilidade, se comparada à violência de hoje.
Mas, nem tudo eram flores. E eu senti isso literalmente na pele, ou melhor, no braço. Conto para vocês. O baile de carnaval era no balneário de Cotegipe. Nossa turma foi toda para lá. Um amigo, que era muito mulherengo, começou a mexer com umas mulheres. Só notei que algo estava errado quando este meu amigo saiu correndo e na minha frente apareceram dois sujeitos com faca em punho prontos para abrir miha barriga.
Sem entender nada, fui me esquivando dos golpes que cortavam o ar, até que um destes golpes atingiu meu braço esquerdo abrindo um talho. Lembro que o baile parou, todo mundo ficou olhando a cena, mas ninguém fez absolutamente nada. Se não fosse a intervenção rápida de policiais, provalvelmente eu não estaria aqui escrevendo isso para voces.
Com o braço sangrando, um colega dentista, que hoje mora no Paraná, me levou para seu consultório e costurou o corte. Sem anestesia. Depois fui para casa dormir, abalado pela violência que sofrera.
De acordo com a polícia, os agressores eram de Erechim e amantes das mulheres que meu amigo estava paquerando.
Não foi uma boa experiência de carnaval, mas claro, logo superada. De qualquer forma, o ambiente de carnaval deve ser bem escolhido para que nada estrague a festa.

5 Comentários

  1. Já pulei carnaval, embalado pela propaganda... hoje tenho a plena convicção de que essa festa popular, se somarmos todo o dinheiro que é gasto, todas as noites mal dormidas até de quem não participa, cito pais e mães preocupados, todas as brigas, adultérios, embriaguês, doenças venéreas, inocências perdidas, essa chamada festa, ganha de longe no saldo negativo, pra não me alongar pejorativamente...

    Na linguagem popular: "isso é coisa do cão"

    A grande maioria entra nessa pois acha que não tem opção, isso é um engano e uma mentira, há milhares de Igrejas que fazem Retiros e Acampamentos, entre orar e meditar, se divertem, mas se divertem muito, a diversão pe sadia. Quem participa de um retiro ou acampamento destes jamais esquece em sua vida, lá não há bebida ou droga, são vigiados por pastores, obreiros e voluntários, que dispensam o tempo para cuidar dos nossos, que bênção, que bênção...

    Se alguém quer participar, procurem aí na sua cidade, mas não tenham medo de ir pedir para participar, a grande maioria é de graça, aproveite e entre como voluntário, pra descascar batata ou lavar panelas, façam a vossa parte que com certeza DEUS fará a dELE!!

    Paz a todos!!

    Gladimir

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA !
    TENS TODA RAZÃO, QUEM TRABALHA COM O PUBLICO NESTES DIAS DE CARNAVAL É UM PESADELO, COM A TOTAL FALTA DE HUMANIDADE , A MAIORIA SE TRANSFORMA EM FERAS.E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E A PROPRIA SOCIEDADE FAZ PARECER TUDO NATURAL.
    O NOSSO JORNALISTA PAULO PODERIA FAZER UM REPORTAGEM SOBRE ESTE ASSUNTO, MOSTRANDO O OUTRO LADO DO CARNAVAL .

    ResponderExcluir
  3. A NOSSA QUERIDA LIDIA ME PARECE QUE COMETEU UM PEQUENO EQUIVOCO AO MENCIONAR JORNALISTA PAULO DEVE SER JORGE MASSAROLO. - JORGE FAÇA SEU COMENTARIO SOBRE O CARNAVAL MENCIONANDO OS PRO E OS CONTRA. - EU TAMBÉM ACHO QUE O CARNAVAL É UMA BESTEIRA - OS BRASILEIROS PRECISAM MUITO É DE EDUCAÇÃO E CULTURA - COMO A MAIORIA AINDA É ANALFABETA O QUE ACONTECE É ISSO QUE SE VE O DIA A DIA VIOLENCIA E OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO SÓ ESPLORANDO BESTEIRAS.

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA!

    COMETI EM GRANDE ENGANO AO TROCAR O NOME DO JORNALISTA , PEÇOS MIL DESCULPAS.

    ResponderExcluir
  5. eh,eh,eh...Lídia, também estranhei o jornalista Paulo, mas pensei que fosse algum conhecido teu. Sinceramente, eu não faço a menor questão de participar do carnaval. Acho um evento extremamente explorado pela mídia.
    Isso faz com que algumas pessoas se sintam forçadas de fazer em quatro dias o que não fizeram em um ano ou na vida inteira. Outro dia vi um comercial de cerveja que reforçava muito bem isso. Ele dizia para fazer no carnaval o que voce nunca fez antes e ai aparecem quatro meninas simulando mostrar os seios.
    Por outro lado, tem o carnaval arte, aquele bonito de se ver, uma bela bateria de escola de samba, as alegorias, as fantasias e a paixão de um povo que larga tudo para ser divertir de forma séria e bonita.
    Porém, não é meu estilo perder uma noite assistindo desfile na televisão. Prefiro ver um filme.
    abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem