“Boa noite Amigo Jorge.

Primeiramente gostaria de cumprimentá-lo pela sua iniciativa do Blog. Muito interessante para nós, aqui de Barão, sabermos que os nossos conterrâneos que estão afastados dão um valor especial a essa terra tão querida. Meu nome é André, sou representante de Medicamentos de uma firma de lá e trabalho em Santa Catarina, Paraná, e no sul de SP (região de Pres. Prudente) e resido em Barão desde que nasci...Vi seu post do Selvagem Som e como sou muito amigo do Eco Paz e do Armando Lesczinski, vou informá-los da sua menção ao grupo.

Estamos planejando um "revival "do Selvagem Som, mas não está fácil. Sou Filho do seu Tadeu Trzcinski (in memoriam), que era muito amigo de seu pai, dos tempos da ferraria, e da dona Maria, que foi professora na linha duas e depois no "Grupo", também já falecida. Meu pai era o proprietário do moinho na saída de Barão para S. Valentim, e, inclusive, foi ele que fez a "Caída", para fornecer água e força para o moinho...Tenho muitas fotos antigas de Barão de Cotegipe, até do antigo grupo de Teatro do Padre Pollom e da Dona Zelândia. Se forem úteis saiba que posso lhe enviar por e-mail. Se precisar de um correspondente "in Loco", estou em Barão quase todo fim de semana, pois viajo mas não aguento ficar longe de casa...acho que é vício gostar da terrinha. Um Abraço! Vou divulgar seu blog para os conhecidos daqui e de outras Terras. 

André. P.S.: Mando uma lista de assuntos que eu fazia quando era criança e que só Cotegipe tem (não sei se é do teu tempo): - a toca da onça (ninguém tinha coragem de entrar). - o balneário Malysz. -o Éda (lembra do Éda).! -Brincar Nas Máquinas da Capatazia do DAER. -Pescar lambarí no Bevilacqua (quando ainda tinha...). -subir no morro da Antena (hoje propriedade do Sr. Antoninho Marcon). -ir na missa na "Igreja dos Polacos". -Fazer curso de datilografia com a Dna. Stácia Filla. -Pedir retalho de Hóstia na Canônica pro Padre Milton. -Bater bola no Campo do Inter (sempre dava briga com o pessoal da "reserva"). -Trabalhar na ervateira do Picolo (quem não trabalhou...) -Festa das capelinhas E muitos outros que não me recordo agora, mas, enfim, se eu puder ser útil conte comigo. Gracie!”

André Trzcinski

André,

obrigado pela participação. Suas fotos e comentários são bem-vindos, bem como as sugestões que você enviou. Tinha coisas que eu não lembrava mais. Pode deixar que aos poucos nós vamos reviver estes assuntos. Conto contigo para lembrar as histórias.

Abraços

Jorge

10 Comentários

  1. Que maravilha, que maravilha... também tomei banho na caída, lembro também do mato do Marca, da véia tchelca, fundão, mato do bés...
    Eu tenho o prazer de anunciar que eu fui até o fim da toca da onça, pelas minhas contas deveria ter uns 7 metros e só se chega ao fim se arrastando, tinha lama e ninhos de ratos, só... que medão que deu, mas a vontade de saber o que tinha lá venceu o medo hehehehehe...

    Gostaria de saber por onde anda o Altair e o Moacir Paz, estudei com o Altair, tentei achar ele no orkut mais nada... também gostaria de saber do Álvaro e Mauro Tormem, por onde andam..

    Desejo a Paz do Senhor a todos!!!

    ResponderExcluir
  2. Que beleza saber que Você Glademir entrou na toca da Onça e está relatando o que vistes na época.
    Acesse www.cotegipediadia.blogspot.com , eu escrevi alguma coisa a respeito.

    Quanto ao Andre Trczinski é um grande musico, não só em tamanho, mas em capacidade, animação com um vozerão de fazer inveja a muitos cantores profissionais.

    ResponderExcluir
  3. Gladimir, quer dizer que voce se aventurou pela Toca da Onça? E cade o ouro que estava escondido lá?, eheh,,,,
    Olha, o Altair Paz, meu amigo e colega de escola também, mora em Campo Grande, só não tenho o contato dele. Quanto ao Álvado e Mauro Tormem, parece-me que moram em Porto Alegre.
    abraços

    ResponderExcluir
  4. OLÁ jORGE TU PODE NÃO ACREDITAR MAS CHOREI QUANDO O ANDRÉ DESCREVEU OS TÓPICOS QUE ME REPORTARAM AO PASSADO. BRINCADEIRA MEU , NÃO SABIA QUE ISTO ERA TÃO IMPORTANTE, E COMO MINHA INFÂNCIA FOI MARAVILHOSA NESTA TERRA ABENÇOADA POR DEUS , MAIS UMA VEZ OBRIGADO POR ESTAS INFORMAÇÕES, E CONTINUE A NOS BRINDAR COM ESTAS TÃO DELICIOSAS LEMBRANÇAS DO PASSADO. UM FORTE ABRAÇO
    Vilamir Longo, de Peixoto Azevedo (MT)

    ResponderExcluir
  5. boa noite!
    E onde estão as representantes femininas, dos bons tempos de Cotegipe?tenho estado so neste blog, por favor senhoras se manifestem.

    ResponderExcluir
  6. Boa Lídia, as mulheres cotegipenses estão caladas. Prevalecem os homens, como sempre. Mas, vamos ver se elas reagem ao teu convite.
    Jorge

    ResponderExcluir
  7. Amigo Jorge!
    Aqu em Nova Petrópolis tem uma frase que diz:
    "Tem coisas que só acontecem aqui em Nova".
    Poderímos dizer que certas coisas só se passaram
    em Barão.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. É andrézão

    Ja fui pescar lambaria aí com vcs e lembro da história da toca da onça!
    Saudade do pessoal de Porto Velho de todos aí e da cidade também!
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. esquecirim do morro da guampa, da veia norma, dos bailao da linha duas, da cochilha...as festas juninas do cristo rei(velhas festas heim...).

    ResponderExcluir
  10. parabens pelas excelentes fotos da cidade muito belas um beijao para todas as funcionarias em especial para a pati (toledo parana)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem