Alsones Balestrin, novo secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O cotegipense Alsones Balestrin tomou posse no dia 19 de janeiro de 2022 como Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul. A cerimônia ocorreu no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. O governador Eduardo Leite lembrou que a inovação sempre esteve no centro da estratégia de desenvolvimento do governo, e que por isso uma pasta específica para o setor foi recriada no início da gestão. 


“Entendi que a inovação precisava de uma secretaria específica, trabalhando em sinergia com o desenvolvimento econômico e com outras áreas, como a Educação e a Agricultura”, disse.


Leite também agradeceu ao trabalho do ex-secretário Lamb, e desejou sucesso ao novo titular. “Tenho toda a confiança na capacidade e no entrosamento do professor Balestrin com o nosso ecossistema de inovação para dar continuidade ao trabalho”, afirmou.

O novo secretário disse estar honrado e entusiasmado com o desafio, e lembrou que recebe a pasta em um cenário bastante positivo. “O secretário Lamb deixa a secretaria com projetos muito interessantes em andamento, e há ainda uma série de ações a serem lançadas. Quero colocar o meu conhecimento a serviço do Estado e gerar boas possibilidades de impacto da inovação, da ciência e da tecnologia na vida dos gaúchos”, afirmou o novo secretário.

Balestrin foi pró-reitor acadêmico da Unisinos e é um dos cofundadores da Aliança pela Inovação UFRGS-PUCRS-Unisinos e do Pacto Alegre, acordo entre instituições de ensino, governo, iniciativa privada e sociedade para estimular o empreendedorismo colaborativo.

O governador destacou ainda o momento positivo que o Estado vive em relação aos recursos disponíveis para o setor da inovação. Por meio do programa Avançar, foi anunciado no ano passado o volume histórico de R$ 112,3 milhões em recursos do Estado, para serem investidos até o fim de 2022, em políticas públicas de inovação.

Formação

O atual secretário iniciou sua carreira acadêmica na URI, onde tornou-se bacharel no curso de Ciências Contábeis em 1995. Balestrin tem dupla titulação de doutor, em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Ciência da Informação e Comunicação pelo Instituto de Comunicação e Tecnologias Digitais da Universidade de Poitiers/França. Fez estágio pós-doutoral em Administração na Escola de Altos Estudos Comerciais, HEC/Montreal-Canadá. É mestre em Administração pela UFRGS. Tem formação e certificação de Conselheiro de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Na Unisinos, onde leciona há mais de 20 anos na Escola de Administração, foi pró-reitor acadêmico (2017-2022) e diretor de Pesquisa e Pós-Graduação (2009-2017). Desde 2007, é professor convidado do Instituto de Administração de Empresas da Universidade de Poitiers/França. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ1D) e autor de livros e artigos nacionais e internacionais sobre o tema de estratégia, tecnologia e inovação. Atuou em diversas organizações como conselheiro de administração e outras posições executivas.


(Fonte: Assessoria de Imprensa do governo de RS)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem