Com informações e fotos do Jornal Boa Vista

Caminhões do Exército ocupam a praça da Igreja Matriz em Cotegipe
Um batalhão das Forças Armadas invadiu Barão de Cotegipe. Calma, nada de guerra. A ação faz parte da Operação Ágata 7 das Forças Armadas, que iniciou no último dia 18 e envolve 16.886 Km de extensão da fronteira brasileira com a Guiana Francesa, Guiana, Suriname, Venezuela, Bolívia, Peru, Paraguai, Argentina e Uruguai. Os cerca de 150 militares que estão instalados na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário fazem parte do 3º Comando da Artilharia Divisionária de Cruz Alta. 

De acordo com o Tenente Alberto Freitas de Andrade, “o objetivo é prevenir ou reprimir os delitos transfronteiriços e ambientais, na faixa de fronteira noroeste do Estado, já que Barão de Cotegipe faz uma importante ligação com Santa Catarina”. O prefeito da cidade, Fernando Balbinot, disse que o município se compromete com a ação pagando as principais despesas e o aluguel do Salão Paroquial onde os militares estão alojados. Em contrapartida, os militares realizarão diversas atividades de integração que já estão sendo planejadas em conjunto com a administração municipal. “Isso faz com que estejamos cumprindo a nossa parte como município e colaborando no combate ao crime, seja o tráfico de drogas, contrabando e outros crimes que preocupam e colocam em risco as nossas comunidades”.


A primeira atividade de integração do Exército com os moradores de Barão de Cotegipe está marcada para o dia 2 de junho, na praça próxima ao Salão Paroquial. O 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado realizará exposição de materiais, exibição de vídeos, mini-pista de cordas, atendimento médico (Clínico e Pediátrico) e odontológico, hasteamento do Pavilhão Nacional, desfile motorizado e Apresentação da Banda de Música da Artilharia.




Chuí


A Operação Ágata 7, com 25 mil militares e dez mil agentes das polícias federal, rodoviária federal, militar e de agências governamentais, é a maior mobilização realizada pelo Governo Brasileiro no combate aos ilícitos, desde Oiapoque -AP ao Chuí - RS. A operação faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF) do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa Nacional, e conta com a participação do Exército, Marinha e Aeronáutica, além de órgãos de Segurança Pública e fiscalização dos governos estaduais e federal.

A operação acontece às vésperas da Copa das Confederações, competição esportiva que será realizada nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

Mais detalhes da operação no site www.exercito.gov.br

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem