Chegamos à época mais bonita do ano. É um período de festas, fortes emoções, reencontros, trocas, rezas e de muita alegria. Não dá para ficar insensível. O Natal é o reflexo da alegria no rosto da criança com seu brinquedo novo. Para os adultos é o momento de abusar da comida, da bebida e das emoções. O Ano Novo representa tudo de bom que queremos para mais 365 dias. É um reiniciar hipotético, mas que sempre traz força para continuarmos na luta. Depois disso vem as férias, a praia, o carnaval e por fim as águas de março que lavam tudo e aí sim começamos o ano pra valer.  

Esse clima de final de ano lembra um episódio ocorrido em Cotegipe. Na verdade, quem lembrou da história com detalhes foi meu velho amigo Edgar Tussi, um nobre dentista residente em Nova Petrópolis. Nascemos e nos criamos em Cotegipe, até que o destino mandou cada um viver em lugares diferentes. Encontrávamos nos nas férias. Aliás, era o momento em que vários amigos que estudavam fora retornavam para Cotegipe. 

Amigos
Diante da perspectiva de não acontecer nada na virada do ano, resolvemos organizar um réveillon que levasse as pessoas para as ruas de Cotegipe. Fomos à luta.Com o apoio dos amigos Geraldo Zunkoswki, Renato Tussi, os Rosa (Luiz, Carlos e Paulo - Bolacha), os Dalla Vechia (Cati e Ade), o Valdoir Subacz e outros amigos que no momento não lembro, passamos no comércio arrecadando fundos. 

Uns doavam e outros nos corriam. Mas conseguimos o comprometimento de várias pessoas de que iriam participar da carreata à meia-noite. Meu pai e o Sr. Matiasso (Lembram dele???)se prontificaram a fazer e disparar morteiros ao lado da igreja. Meu padrinho Delmir e meu irmão João ficaram com a missão de badalar os sinos da igreja na virada do ano. Nós compramos fogos de artifício e champagne (espumante).

À meia-noite os morteiros e fogos de artifícios iluminaram a cidade, os sinos badalaram e dezenas de carros circularam pelas ruas. Puxando a carreata ia o Sr. Hélio Welker com a sirene do seu Buick ligada, seguido pelo Sr. Olívio Dalla Vechia e uma longa fila de carros buzinando e piscando faróis. 

Quem estava em casa saiu à rua para desejar Feliz Ano Novo de forma alegre e festiva. Muitas voltas e buzinadas depois paramos em frente ao "Café" (atual rodoviária) para comemorar. 

Alegria
Seu Olívio, bastante emocionado e alegre, abraçava todos e repetia a frase "Buon principio e coraggio nene", com seu sotaque italiano carregado. Até hoje repito a frase a cada virada de ano. Depois, saímos pelas ruas de Cotegipe a pé, cantando e desejando Feliz Ano Novo de casa em casa, até o amanhecer. Uns nos recebiam com ceia, outros com bebida e outros com muita alegria. Foi uma festa emocionante que até hoje ecoa na memória. 

Espero que nesta virada a alegria e solidariedade se repitam, seja na rua ou na intimidade do lar. Que todos comemorem o ano que está por vir e agradeçam ao 2012, mesmo que ele não tenha sido exemplar em tudo. E que tenhamos coragem para encarar um 2013 com alegria e força de vontade. Como diz nosso italiano:

Buon principio e coraggio nene.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem