Lula cumprimenta seu ex-inimigo Paulo Maluf, observado
por Haddad: interesses superam diferenças políticas
Pois é. Meu pai bem que me avisou. Mas, eu era jovem, universitário, cheio de vontade de mudar o mundo, acabar com a burguesia, lutar contra a ditadura e “contra tudo isso que está ai”. Estávamos saindo do período tenebroso da ditadura militar e o PT surgiu como uma esperança de mudar “tudo isso que está ai”. Na linha de frente, puxando os companheiros, o metalúrgico Lula, ou, o “sapo barbudo”, como diria Brizola.

E lá se foram anos travando lutas ideológicas contra a direita representada em todos os piores sentidos pelo reacionário Paulo Maluf, que foi da Arena, depois do PDS e agora do PP. Meu pai era do PDS, mas não gostava do Maluf. Então travávamos boas discussões. Eu tentando mostrar a ele o lado podre do candidato. E meu pai, na velha sabedoria, só dizia: “logo você vai perceber que todos os políticos são iguais e só querem o poder”.

Eu ria e dizia que o PT estava acima disso, que era uma questão ideológica e não de riqueza ou poder. Era uma luta pela democratização. E conseguimos, sim. O Brasil tornou-se democrático e o sapo barbudo chegou ao poder. O problema é que ele não quer largar mais o posto de rei. Enfiou toda a ideologia no saco e se aliou a históricos inimigos do partido, como José Sarney e Fernando Collor, só para ficar nos mais graúdos. Foi difícil engolir aquele abraço fraternal entre Collor e Lula. Agora é esse acordo espúrio com o símbolo do reacionarismo e das maracutaias. Tudo isso para o partido ganhar um minuto a mais na propaganda eleitoral gratuita. Em contrapartida, Maluf ganhou um cargo no Ministério das Cidades. Uma decisão criticada por muitos petistas e que deixou Luiza Erundina indignada, tanto que ela largou o cargo de vice na chapa de Haddad.

Mas, Maluf ganhou mais que um ministério. Maluf dobrou o PT. Sim, ele disse que só formalizaria o apoio ao candidato Fernando Haddad para prefeito de São Paulo se Lula posasse em uma foto com ele. Lula obedeceu e foi até a casa da velha raposa. A foto saiu em todos jornais e internet e mostra o sapo barbudo (desculpe-me, agora sem barba, devido à doença que o acometeu), cumprimentando, de forma constrangida, Paulo Maluf, que era só sorrisos. É, Lula pastou na mão da raposa e enterrou de vez o partido dos companheiros. É uma desonra. Imagino os malufistas, que estão tendo que engolir esta parceria com o sapo barbudo e os “comunistas”. Se bem que eles já estão acostumados com a lavada cara de pau do chefe.

Nunca fui um militante fervoroso, apenas simpatizante das propostas e da ideologia de uma sociedade justa e democrática. Mas, o tempo passou e o poder subiu à cabeça dos companheiros. Haja vista o mensalão e outras patacadas do partido. E agora, um acordo com Maluf. É muita política pra mim. Bem que meu pai me avisou. Me desculpem amigos petistas, mas esse sapo não dá para engolir, nem com óleo de peroba emprestado por Maluf. É uma desonra.

Texto publicado no jornal Correio Popular, Campinas (SP), dia 23/06/2012

1 Comentários

  1. Brilhante o texto de sua autoria publicado em um jornal de Campinas - SP.
    Sugiro que o Sr. publique essas sábias palavras em um jornal que tenha circulação em nosso Município de Barão de Cotegipe, com o objetivo de alertar os eleitores, pois aqui o negócio não é muito diferente de São Paulo.
    O partido do "sapo barbudo", como dizia Brizola, foi às favas com a identidade ideológica, com a decência do apoio incondicional, restando o vale-tudo, que levou à combinação de aliados tão contraditórios entre si que fica difícil acreditar no que eles pregam.
    Anos atrás, um Prefeito do PT em nosso município foi afastado do cargo devido a denúncias de militantes do PMDB, acusando o ex-prefeito de adulteração de talões de produtores. Alguém lembra disso? Agora perderam a vergonha e estão passando por cima de todos os limites, se unindo em aliança para voltar a ter o poder, diga-se a qualquer custo.Pode ter certeza que a população lembra muito bem disso!!!!
    Na vida tem uma coisa que se chama COERÊNCIA!!!!!!!!!
    Aristóteles e sua obra 'Ética a Nicômaco' diz: "a população devia escolher políticos que tenham experiência de vida e experiência de conduta".
    Principalmente de conduta!!!!
    Espero que os eleitores de Barão de Cotegipe tenham respeito com seu voto, sem oportunismos nem o cinismo de aventureiros que maculam o saudável exercício da democracia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem