Sei que é um pouquinho tarde para fechar balanço, mas só agora tive uma folga para colocar as ideias no lugar sobre o blog e fazer um balanço do tumultuado ano de 2011. Sim, foi um ano pesado para Cotegipe e também para mim. O fato mais grave, mais noticioso, sem dúvidas, foram as investigações sobre “a máfia dos medicamentos”. Foi algo sem precedentes na história da cidade. Chocou a muitos e agradou a muitos. Confesso que fiquei triste, pois uma das famílias envolvidas era vizinha dos meus pais e eu tinha um bom relacionamento com eles. Mas, infelizmente, tive que noticiar a trama em que estavam envolvidos e não foi nada agradável, apesar de muitos leitores não pensarem desse jeito.

Aliás, a divulgação dessas notícias e um comentário malfadado de um internauta me rendeu processo judicial que estou pagando até hoje. Este é meu segundo processo como jornalista. O primeiro ocorreu em 1988, quando trabalhava no Jornal da Tarde, em São Paulo, e fiz uma reportagem revelando os falsos truques de uma igreja emergente. O segundo veio justamente do lugar onde menos esperava, de uma cotegipense.


Esse susto quase me fez desistir de manter o blog. Na verdade, no começo de 2011 eu havia pensado em largar a escrita devido a pouca motivação. Sabe aquela expressão “estar falando com as paredes”. Era assim que eu me sentia, devido ao baixo retorno (comentários, críticas, sugestões, etc.) no blog.

Mas, depois do escândalo da “máfia” o blog foi descoberto pelos cotegipenses de todas as partes do país, que começaram a colaborar de forma bastante intensa. E isso me animou. Claro, não posso negar que a história da máfia afastou alguns leitores, inclusive meus familiares, que devem ter entendido que eu estava chefiando as investigações (???). Infelizmente, falta ainda o conhecimento de que a imprensa verdadeira é aquela que não publica o que o patrão ou o político quer. Muitos cotegipenses não entenderam isso e passaram a me desacatar. Pura ignorância.

Sem medo, posso dizer que o blog é hoje o maior arquivo vivo de fotos antigas de Cotegipe, graças à colaboração de dezenas de cotegipenses, que se deram ao trabalho de mandar fotografias. Basta procurar que você vai encontrar imagens de famílias, clubes, times, escolas, ruas, avenidas, igrejas e personagens.

E o blog também levantou outras bandeiras, das quais me orgulho, como a verdadeira origem da Toca da Onça, que nada mais é do que um achado arqueológico. Esse achado e a futura ampliação da BR-480, aqui também noticiado, motivou uma pessoa de Porto Alegre a criar um movimento pela preservação da Toca da Onça. Bacana, né?

Também citei personagens históricos para a cidade como o seu Chico Barbeiro, os quadros de Daumer, Dr. Dexheimer e outras pessoas. Por outro lado, a garotada cotegipense está mostrando seu valor. Enquanto o Edinho se formou na Escola de Cadetes do Exército, em Campinas, partindo agora para a AMAM, o Wilian Follador ingressou este ano. Grande garotada. E o que dizer do Vinícius, que num passeio com a família foi descoberto como modelo e pode fazer fama em São Paulo?  E a Kalisley Rosinsky, que foi para o Rio virar atriz e jornalista. E a ONG Aspasfas, comandada pela advogada Tainágia Brunetto, que proteger os animais da cidade? São exemplos de jovens que estão batalhando pelos seus ideais.

E vamos falar de gente mais jovem ainda, os pequenos da Apae, associação que luta de todas as formas para dar uma assistência digna para os nossos excepcionais.  O blog também está com eles.

E as nossas indústrias, além da ervateira, temos a poderosa LCL, que tem fama nacional. E temos nossos motoqueiros que estão fazendo uma festa estadual de grande respeito, projetando Cotegipe no mundo dos trilheiros.

A única coisa que me deixa triste é o fim do hospital. A sua reativação está muito lenta e com isso a população é obrigada a ir a Erechim quando precisa de um tratamento mais sério. As autoridades precisam se mexer para resolver logo esse problema.

Ainda não é hora de encerrar o blog, pois este é um ano de eleição e muita água vai rolar.

Mas então caro leitor, me diga uma coisa, senão fosse o blog, você saberia dessas notícias sobre sua terra natal?

Boa leitura e conto ainda mais com sua participação
Jorge Massarolo

2 Comentários

  1. ola Jorge
    por acaso no texto acima não seria a poderosa LCL em não CCL como foi publicado.
    ate
    att
    Tiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela observação Tiago. Realmente, o nome da empresa cotegipense é CLC e não CCL, como havia sido grafado. Abraço

      Excluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem