Tainágia Mocellin Brunetto, presidente da organização não-governamental (ong)  APASFAS (Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis) de Barão de Cotegipe, advogada e defensora dos animais, conta nesta entrevistada feita por Kalísley Rosinski, como surgiu a ong e quais seus objetivos. Tainágia, que se sensibilizou ao ver inumeros animais abandonados nas ruas de sua cidade, conta como surgiu a idéia de fundar uma ONG e quais são os objetivos a serem alcançados. Além disso, o apoio da população cotegipense é de fundametal importância para que a ong atinga seus objetivos. É a a primeira vez que isso acontecer em Cotegipe. Muito bom. O blog da ong para quem quiser conhecer mais o trabalho desses voluntários e dar sua contribuição é http://apasfas.blogspot.com/


- Porque teve a idéia de fundar uma organização de proteção animal?
            Sempre gostei dos animais, e percebi que em nossa cidade, não havia uma Organização que desse uma atenção especial a eles. Dei-me conta disso, ao ver dezenas de animais perambulando pelas ruas, doentes, extremamente magros, e sendo maltratados por diversas pessoas. Conhecia algumas pessoas que assim como eu, amam a causa animal, e decidi conversar com elas, para que juntas pudéssemos nos dedicar a isso.
            Muitos me perguntam por que ajudo os animais, tendo tantas pessoas precisando de auxílio, mas tenho plena consciência, de que se alguém me faz esse tipo de indagação, com certeza não conseguirá entender a resposta.

- Quais são os objetivos que a ONG pretende alcançar?
Primeiramente, pretendemos a concessão de um espaço municipal - podendo ser uma pequena sala - e uma verba mensal, com valor ainda a ser definido pela Prefeitura Municipal de nossa cidade. Almejamos, no espaço disponibilizado pela Prefeitura, fazer campanhas de castração, de vacinação, e agendamentos, pois pretendemos disponibilizar, de forma gratuita, castrações a cães e gatos de nossa cidade, podendo ser animais de rua ou domésticos. Nossa prioridade é diminuir a população canina e felina que está abandonada nas ruas, evitar que hajam mais abandonos com o nascimento de novas ninhadas, e proteger a população das doenças por eles transmitidas, bem como trabalhar ativamente no controle das zoonoses.
Em reunião realizada no mês de novembro do corrente ano, com os srs. Prefeito e Vice-Prefeito de Barão de Cotegipe, fomos informados, que pelo fato do ano que vem ser ano político, somente teremos chance de conseguir uma verba pública no ano de 2013. O repasse dessa verba tem que ser aprovado pelos vereadores de nosso Município, o que ainda não ocorreu. Ou seja, continuaremos desenvolvendo nosso trabalho de conscientização pela causa animal, mas ainda não temos valores disponíveis para realizar as castrações. Esperamos conseguir alcançar nossos objetivos.
Os animais abandonados somente serão doados, através de entrevistas com os candidatos e assinatura de Termo de Adoção Consciente. Ainda almejamos a conscientização das pessoas que residem em nossa cidade: fazer com que os cidadãos de Barão de Cotegipe reflitam a respeito dos cuidados que temos que ter com os animais, incutir em nosso meio a adoção consciente, sensibilizá-los que não devem comprar animais e sim adotar, e que a raça de um cão, de um gato, ou a espécie de um pássaro não tem tamanha importância.

- O que os Cotegipenses ganham com isso?
Ganhamos uma melhora na qualidade de vida, tanto nossa, quanto na dos animais que estão esquecidos na rua. Planejamos realizar castrações e fazer controle de zoonoses. Essa realidade é latente, e alcança patamares cada vez maiores, em proporções alarmantes. Os animais precisam ser vistos com olhos de piedade, pois não podem se defender sozinhos. Apenas pedimos às autoridades políticas municipais, que depositem um voto de confiança em nossa ideia, pois já está estruturada em minudências. Tenho certeza de que a comunidade cotegipense verá com "bons olhos" o nosso sonho virar realidade.
  
- Como os Cotegipenses podem ajudar a ONG APASFAS?
De diversas formas. A primeira delas é através de doações em dinheiro. Ainda não abrimos uma conta corrente em uma instituição financeira, para que sejam realizados tais depósitos. Mas eu mesma recolho tais valores na residência das pessoas que colaboram conosco. Recebemos como doações: rações, medicamentos, materiais de limpeza, materiais de construção, em suma, tudo que um animal precisa para viver de forma digna. E importante salientar, que todos os doadores sabem muito bem porque doam, e para onde este dinheiro é destinado, ou seja, quando recebemos ligações das pessoas de nossa comunidade, informando que há um animal abandonado, na medida do possível, recolhemos ele da rua, utilizamos o dinheiro para fazer tratamentos médicos e castrá-lo, se houver necessidade, e encaminhamos para adoção.
NOSSA ONG NÃO POSSUI CANIL PARA ABRIGAR OS ANIMAIS, por isso dependemos da boa vontade das pessoas em adotá-los.

- Gostaria de deixar uma mensagem a população da cidade?
Convido todas as pessoas que queiram ser voluntários em nossa ONG, para que participem ativamente da nossa organização, deixando seu nome na nossa lista de adoções, e também, adquirindo as camisetas da ONG APASFAS, onde estarão contribuindo para a melhora da saúde dos animais que são resgatados das ruas de nossa cidade. Em nome de todos os integrantes da ONG, esperamos que as pessoas não critiquem nosso trabalho antes de conhecê-lo, de fazer parte do nosso grupo, que ainda é pequeno, e de perceber o quanto nos dedicamos à causa animal sem receber nada em troca. Atualmente li a seguinte frase, que acredito que resuma, em poucas palavras, tudo que gostaria de dizer:

"Por que ajudo animais tendo tanta gente precisando? Porque não existe um projeto nacional (Minha Casa, Minha Vida, ou Bolsa Família) para animais abandonados, porque não existe Sistema Único de Saúde (SUS), para atender animais doentes, espancados e mutilados,  porque não existe um Conselho Tutelar para atender animais que não têm "direitos" por ação ou omissão da sociedade ou Estado, e porque não existe aposentadoria para animais que puxam carroça, são tratados como lixo, e após anos de trabalho escravo são abandonados." (Autor desconhecido).

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem