Barão Cotegipe perdeu mais um importante personagem de sua história. Faleceu o sr. Francisco Martins, mais conhecido como Chico Barbeiro, devido a profissão que exerceu na cidade. A notícia foi passada pela minha irmã Geni, em telefonema emocionado na tarde deste sábado, dia 30 de abril. Ela não soube informar com precisão, mas seu Chico morreu com 100 ou 101 anos. Um exemplo de vitalidade e força.

Acredito que a maioria dos leitores deste blog saibam quem foi seu Chico Barbeiro e de alguma forma tiveram contato com ele. Lembro dele caminhando a passos rápidos pelas ruas de Cotegipe e sempre cumprimentando as pessoas. Lembro também dos seus discursos durante as festividades da semana da pátria. Era comum ele ir na ferraria do meu pai para tomar um chimarrão e conversar com os demais amigos que ali se reuniam no final da tarde. E ele gostava de uma bombacha.

Seu Chico foi alfaiate e barbeiro de respeito em Cotegipe. Com seu trabalho, proporcionou a seus filhos estudar nas melhores universidades do Rio Grande do Sul. O filho mais velho, se não estou enganado, o Aldroir, foi o primeiro a se formar médico, em Santa Maria. Outro filho, Antonio Algi Rodrigues Martins foi um dos melhores prefeitos de Barão de Cotegipe, além de excelente dentista. Aliás. toda a família do seu Chico enveredou para as ciências médicas: O Paulo, o Joãozinho e o Miguel.
Mais um importante cidadão entra para as páginas da história de Cotegipe.
Fica aqui minha homenagem a este grande homem, que também foi um grande amigo do meu pai.

1 Comentários

  1. Amigo Jorge! -Nossa família agradece as palavras de carinho referentes ao "CHICO" por ti postadas. Abraços. Joao Martins

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem