Leia a reportagem abaixo sobre a situação do velho Hospital São Vicente de Paula, agora Hospital Padre Estanislau Pollon, que ainda não abriu as portas. A população de Cotegipe e zona rural, que é formada em sua maioria por pessoas idosas e aposentadas, é obrigada a pegar um ônibus para ir a Erechim dar continuidade a tratamentos mais sérios. 


Moradores aguardam por reabertura de hospital em Barão de Cotegipe



Nicole Loose, RBS TV

Os moradores de Barão de Cotegipe esperam há nove meses pela reabertura do hospital da cidade. Desde que a instituição foi vendida, os pacientes do município precisam procurar atendimento em Erechim. Há um ano o antigo Hospital São Vicente de Paulo funcionava normalmente e 33 municípios eram conveniados à instituição. Agora, as consultas são apenas nas segundas-feiras e no restante da semana as portas ficam fechadas.
-O pior problema é que se alguém precisa para alguma coisa mais grave, tem que correr pra Erechim ou ficar sofrendo – fala a aposentada, Angelina Zezak.

Em maio do ano passado, uma distribuidora de medicamentos da cidade comprou o hospital. Com os contratos e convênios encerrados, a promessa da época – a de que o hospital iria manter os serviços – ainda não aconteceu. Os proprietários dizem que o problema seria a burocracia. Eles tiveram que fundar um novo hospital e fazer todos os convênios e contratos necessários.

-Está faltando algumas coisas no projeto arquitetônico. Não tem dia para abrir, mas acho que a população pode ficar tranquila. Nos próximos dias a gente estará reabrindo- diz o sócio proprietário, Dalci Filipetto.

O novo nome  é  Hospital Padre Estanislau Pollon. A promessa é que o atendimento particular e pelo SUS seja retomado. Dona Sofia, de Gaurama, leva o filho todo mês para consulta psiquiátrica. Ela espera o dia da reabertura.

-As pessoas deveriam ter mais atenção nisso aí. Deveria ter clínica, né?- indaga a técnica em enfermagem, Sofia Degeroni.

1 Comentários

  1. Sou natural de Cotegipe e tenho uma grande vivência na área Medico Hospitalar e da Saúde, se puder ajudar?
    Mariano Czarnobai

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem