A morte do ator David Carradine, nesta quinta-feira, tem tudo a ver com uma geração cotegipense. Foi através da série de televisão "Kung Fu" que a arte marcial oriental chegou até nós, na distante Cotegipe. E ficamos todos empolgados com o novo método de luta e com a sabedoria do "Gafanhoto", como ele era chamado. Aliás, teve até um rapaz da reserva que ganhou este apelido. Não sei se tem relação com a série.
Mas enfim, o Carradine inspirou muitos moleques a um novo tipo de defesa pessoal. Bastava assistir a série para a molecada ir à rua ou ao gramado imitar os golpes. Quem soubesse imitar melhor tornava-se o temido da turma. Muitos se machucavam mesmo, mas todos eram heróis.
E depois dele, o karate, o judo, o kung fu e outras artes marciais passaram a fazer parte da cultura brasileira.
O Gafanhoto deixou muitos fâs.
Kung Fu era uma série de televisão estrelada por David Carradine, apresentada no período de 1972-1975. No filme piloto, é mostrado o aprendizado do monge Shaolin Kwai Chang Caine. Quando um de seus mestres favoritos (Mestre Po, um ancião cego e que apelidou Caine de gafanhoto) é assassinado, ele se vinga e mata o assassino, sobrinho do Imperador chinês, fugindo depois para América do velho oeste. Sua cabeça, então, é posta à prêmio, o que o obriga a estar sempre fugindo de cidade em cidade, como o típico justiceiro solitário.
Postar um comentário