Era sábado, perto de meio-dia, e uma equipe trabalhava arduamente à beira do Rio Jupirangaba, no centro de Cotegipe. Parei o carro e fui ver de perto. Com um chapéu na cabeça e as mãos sujas de terra, o Secretário Municipal de Agricultura e Fomento Econômico, Valdecir Balestrin, acompanhado pela bióloga Deimar Mingotti, de Erechim, e uma equipe de auxiliares, plantavam flores e plantas às margens do rio. "Está cada vez mais bonito", disse Balestrin, com o qual concordei plenamente. Essa é uma daquelas obras simples mas que trazem um grande impacto visual e espiritual para a cidade. Quem não gosta de ver coisas bonitas? Ainda mais flores?Perguntei então ao secretário quando se daria a limpeza do Rio, com a retirada de pedras, lixo e plantas. Segundo Balestrin, esta limpeza é feita esporadicamente, mas falta consciência à população, que continua a jogar lixo no rio. Além disso, muitas residências e empresas despejam esgoto no Jupirangaba. É um lento trabalho de conscientização, mas que promete bons resultados. A foto que aparece acima é antiga e reflete apenas parte do que esta sendo feito.
Parabéns à administração municipal pela inciativa.

6 Comentários

  1. Boa noite Jorge, importante é o trabalho de conscientização , mas a multa tambem ajuda , porque a maioria da população so fica atenta se tiver alguma penalidade, infelismente é assim que funciona.

    lidia

    ResponderExcluir
  2. Moacir Antonio Tussi-INHO1 de julho de 2009 às 21:04

    Eu como cotegipense desde criancianha vi muitas mudancas neste rio.Realmente tem muita coisa a ser feita mas este embelezameneto esta dando resultado pois o que e belo as pessoas por mais amargas que sejam enchergam.Acredito nos Cotegipenses e acho que com a estacao das flores as pessoas serao muito mais acesiveis a beleza desse nosso jupirangaba

    ResponderExcluir
  3. Aproveitar para mandar um grande abraço ao Valdecir. Sempre na ativa.

    ResponderExcluir
  4. VALDECIR BALESTRIN barao de cotegipe te agradece por lutar incansavelmente pelo meio ambiente,apesar de alguns vandalos destruirem o que esta feito, atribuo isto a falta de cultura de algumas pessoas que certamente nao sao da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde Jorge.
    andei visitando o seu trabalho no blog e está de parabens.
    agradeço pelas postagens e pode ter a certeza que estaremos sempre trabalhando em favor do meio ambiente e do embelezamento de nosso município,apesar de enfrentarmos diariamente resistência de alguns mnucicipes.Mais uma vez agradeço aos elogios e estaremos sempre dispostos e certos de vossa colaboração para o bem estar da população de Barão de Cotegipe.

    Valdecir F.Balestrin

    ResponderExcluir
  6. Valdecir, fico grato pela sua participação no blog, que tem por objetivo divulgar a nossa terra. Atualmente o blog tem sido o canal de contato de muitos cotegipenses que moram em outros cantos do país. Aproveito também para contar com tua ajuda para que enviasse para mais informações sobre o que acontece no município. O meu e-mail é jorge.massarolo@terra.com.br
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem