Interior da Igreja Nossa Senhora do Rosário, de Barão de Cotegipe.
Quem não se lembra deste espaço?? Quantas missas assistimos? Quem não subiu na torre, bateu o sino, cantou no coral, paquerou durante a missa, chorou, riu...???
Quem não se lembra da missa do sábado à noite, ponto de encontro da moçada para definir em que baile ou o que fazer no sábado sem nada para fazer?
Onde mostrar a roupa nova senão na igreja, onde todo mundo ia, principalmente as meninas. Quanta inocência...
Que oportunidade maior para encontrar os amigos e parentes?
E a missa do domingo cedo, quem ia?? Só quando criança, levado pelo pai e a mãe.
E a missa do galo? Quanta pompa.
E o Padre Polon, bravo com com todo mundo
E a confissão? "Padre eu blasfemei, menti, briguei com meu amigo, desobedeci a mãe e o pai...
E o pinguço que sempre entrava atrasado e atrapalhado
Quem não sentou num destes bancos e deixou a imaginação correr solta, planejando seu futuro, enquanto o padre fazia o longo sermão?
Quem foi que quase caiu do teto???
E o velho relógio, que sempre teimava em parar ou de não bater as horas. Lá ia meu pai e seu David Rosa dar corda. E que corda...
Mas é uma paz estar lá dentro... experimente...

8 Comentários

  1. Boa Noite,Jorge!

    Nossa que saudades,mas onde estão os velhos bancos? Nos proximos dias vou te mandar fotos do altar da antiga igreja de Cotegipe ,esta na capela do porto goien, no municipio de Erval.A companhia que esta fazendo a barragen da foz do rio chapeco,vai construir uma nova capela . Foi feito um projeto especial para preservar o altar,que é muito bonito .

    ResponderExcluir
  2. Pois é Lidia, os velhos e duros bancos, mas muito resistentes, foram trocados por estas cadeiras acolchoadas.
    Interessante, mande estas fotos antigas do altar. Serão bem vindas. Obrigado pela participação.
    Jorge

    ResponderExcluir
  3. Olá Jorge ,realmente é uma paz , muitas recordaçoes me trazem esta foto ,lembra quando subiamos na torre do relogio p/ escutar as badaladas, era de ficar surdo mas a gente se divertia um abraço...
    Gilson Polom

    ResponderExcluir
  4. E, cadê os bancos de madeira da igreja??

    ResponderExcluir
  5. Oooo pessoal a igreja está tão linda, pq vc querem tanto os bancos de madeira, eram bem desconfortáveis e foram trocados ainda em 98 ou 99 ñ lembro direito. Tb ñ sei o que foi feito deles.

    ResponderExcluir
  6. Oi Jorge, eu sou O MAQUIAVEL (heheh), vi as fotos da igreja e lembrei de quantas missas do padre Milton assisti.. idos e bons tempos... abraço

    ResponderExcluir
  7. Pois é Primo Jorge. Tudo o que você comentou lembro muito bem. Subir nas torres para ver toda a paisagem de Cotegipe. Daí passa um grande filme em nossa mente de tudo o que aconteceu naquela época.Lembro tb que quando o relógio parava era o Tio Albino e o seu David rosa que iam dar corda. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelo comentário primo. A igreja é marcante em nossas vidas. Não tem como passar por Cotegipe sem ter lembranças dela. Forte abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem