Na série os personagens cotegipenses que fazem sucesso mundo afora, cito o ex-zagueiro do Grêmio nos anos 80, o Jorge Baidek, "O Lenhador", que ajudou o Tricolor gaúcho a conquistar a Libertadores da América de 1983 e o Mundial Interclubes do mesmo ano. 

Baidek foi descoberto por um professor de educação física do Instituto Cristo Rei, que também era treinador do Ipiranga. Sei disso porque também fazia parte da turma de educação física. Impressionado com o tamanho e com a garra do Baidek, este professor o encaminhou para o Grêmio onde foi campeão. 

Baidek hoje mora em Portugal e tornou-se empresário de jogadores. Já levou inúmeros atletas brasileiros para Portugal, dentre eles o meia Diego (ex-Santos) e o atacante Luis Fabiano (ex-São Paulo). Para o Oriente Médio levou os jogadores Fernandão e Roger, entre outros. É um empresário bastante respeitado no meio futebolístico. 

Lembro que quando Baidek retornou vitorioso do Japão, nos anos 80, uma comitiva formada pelo prefeito e muitos amigos foi receber o herói cotegipense na entrada da cidade, no lugar chamado "Toca da Onça". Em seguida, Baidek foi levado em carreata pelas ruas da cidade, sendo muito bem recebido por todos.

Encontro em Porto Alegre

Ainda naquela época, numa noite de sábado estávamos indo para um baile em Ponte Preta (ou Jacutinga, não lembro) e estávamos no carro do Baidek. Alguém perguntou a ele qual era a sensação de jogar num grande estádio. Calmo e com toda a humildade que sempre lhe foi peculiar, respondeu que a sensação de ver milhares de pessoas gritando o seu nome era algo indescritível. 

Outro encontro interessante com o Jorge foi numa boate em Porto Alegre. Estava eu lá, distraído, conversando com meus amigos, quando ele chegou até a mesa acompanhado pelo Renato Gaúcho e mais outros jogadores do Grêmio. Era o auge de sua fama como atleta e ele simplesmente poderia ter me ignorado, mas não, fez questão de cumprimentar e apresentar os colegas do clube. Grande Baidek.

2 Comentários

  1. Realmente Jorge, apesar do Baidek ser Gremista, nos orgulha falar que Ele é de Barão de Cotegipe. E essa simplicidade do Baidekão é peculiar. Eu viajo muito por esse Brasil, e como de costume sempre me perguntam de onde sou! E pouca gente conhece Barão de Cotegipe, onde fica? Então me pego seguidamente dizendo que sou da terra do Baidek, campeão mundial pelo Grêmio, ou então quando essas pessoas conhecem ou tomam chimarrão, digo com orgulho que sou da terra da Erva Mate Barão! Aí fica mais fácil me identificar. E com orgulho! Afinal todo gaúcho é muito bairrista.

    Abraços, e continue divulgando coisas da terra, que onde tiver um Cotegipense, vai ter algum comentário.

    ResponderExcluir
  2. Cotegipenses que se destacam teem toda nossa consideração e o Jorge Baidek se destacou muito bem.Lembro quando começou a jogar no Internacional e não como constou na reportagem da Veja de decadas atrás, pelo Palmeiras. Recordo que Ele iniciou jogando como meia de campo, eu jogava como zagueiro na época. Não foi facil trazer o mesmo para o Futebol,meu Pai o Polacão insistiu muito junto aos irmão, Alberto, Juca e ..., para Ele jogar; diziam que o que Ele gostava mesmo era andar a cavalo.O resultado foi diferente, destacou-se como jogador fazendo bonito para nossa Cidade,Estado e o País.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem