O evento acontece em Visconde de Mauá, na Serra da Mantiqueira (RJ), e utiliza uma semente bem típica da nossa culinária cotegipense: o saboroso pinhão. O concurso é um bom exemplo a ser seguido para movimentar a economia local. Leia a matéria:

      Para quem gosta do saboroso pinhão e seus derivados culinários, uma excelente pedida é participar do concurso gastronômico que será realizado de 17 a 19 de maio na bela Visconde de Mauá (RJ), durante a 26ª Temporada do Pinhão. Alguns dos chefs mais famosos do país ensinarão a preparar deliciosos pratos em aulas-shows gratuitas. O evento reúne 42 restaurantes da região e tem seu destaque no Concurso Gastronômico a participação de nove deles. Em disputa estarão a melhor entrada, prato principal e sobremesa, sempre à base do pinhão.

O evento contará ainda com degustações, apresentações musicais e um Salão dos Produtores. A coordenadora da temporada, Mônica Rangel, destaca que o formato do ano passado será mantido, onde as barracas dos restaurantes poderão vender, após as 21 horas, provas de seus pratos aos participantes que não tenham comprado os passes de degustação com direto a voto no concurso (R$50,00). 


“Vamos estender um pouco a festa e permitir que as pessoas aproveitem um pouco mais do momento especial que é esse encontro”, afirma Mônica.


“Salão do Pinhão” reúne obras de arte de artistas da região 


Para incrementar a cultura do pinhão, no dia 19 de maio os chefs visitarão o bosque das araucárias onde as mudas foram plantadas pelos chefs no evento passado. Quem ainda não tem araucária com seu nome plantará nesse momento. Esse bosque será uma floresta especial no PEPs – Parque Estadual da Pedra Selada, uma área dedicada à araucária. Cada chef terá uma placa com seu nome para identificação das árvores.


Avenida principal da simpática e tranquila Visconde Mauá, na Serra da Mantiqueira (RJ)

Para participar do júri popular, com direito a degustar as provas dos restaurantes concorrentes, é necessário reservar e comprar o passe por R$50,00, a partir de 02/05, por meio do e-mail gostocomgosto@uol.com.br. Após a confirmação do pagamento as instruções serão enviadas. O júri funcionará das 18 às 21 horas ao lado no PEPs.

LEIA MAIS:

Mônica lembra que todos os restaurantes de Visconde de Mauá estarão abertos durante o fim de semana. Além deles, haverá a mostra “Sabor da Montanha”, com produtores orgânicos e familiares da região e que funcionará ao lado do PEPs também, com venda de produtos e degustações.

As aulas shows acontecerão dentro do Parque Estadual da Pedra Selada (PEPs) - (Avenida presidente Wenceslau Brás s/nº, na Vila de Visconde de Mauá). Jefferson e Janaina Rueda, Alejandra Maidana, Junior Ayoub, Ruth Almeida, Paulo e Conceição Neroni e Joanne Ribas fazem parte do júri e darão aulas-shows.

Conheça os concorrentes por categoria:

Entrada:
- Restaurante e Pizzaria Casa Di Pedra – chef Roberson Felipe do Santos
- Casa Gourmet – chef Daniel Passeri;

Pratos principais:
- Casebre Pub - chef Gabriel Bento;
- Bistro Marioca – chef Bruno Carvalho;
- Cogumelo Bistro – Ana Vecchio

Sobremesas:
- Fuê Gelateria – chef Ricardo Sato;
- Fazenda do Mel – chef Jussara Nunes;
- Café Mineiro – chef Renata Cholbi

PROGRAMAÇÃO GERAL

Sábado – 18 de maio
- 18 horas – Início do Júri Popular no Peps – encerra pontualmente às 21h
- 18 horas – Início do Júri Popular no Peps
- 19 horas – Início do Júri dos Grandes chefs
- 19 horas – Sabores da Montanha – apresentação dos produtos artesanais e orgânicos da região
- 21 horas – Encerramento do concurso e apuração dos vencedores
- 21 horas – Forro pé de serra –
- 23 horas – Premiação dos vencedores

Domingo – 19 de maio
- 11h – Visita ao Bosque das Araucárias com plantio de mudas pelos chefs que ainda não possuem a sua arvore.



Links:
www.mauagastronomico.com.br
facebook: mauagastronomico
instagram: @mauagastronomico

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem