A maioria já esqueceu, mas o mundo estava programado para acabar há exatamente um ano, no dia 21 de dezembro de 2012, segundo interpretações feitas sobre o calendário Maia. Bem, se eu escrevi esse artigo e você está lendo, é porque o mundo não acabou. Qualquer dúvida, é só beliscar a esposa. E se você estocou comida, água e outras coisas no porão, tá na hora de fazer uma boa ação de Natal e doar para as pessoas carentes. Por enquanto não há previsão de que o mundo acabe.

Mas ao contrário do que foi apregoado no ano passado, o dia de hoje comemora a chegada do nosso tão aguardado Verão. Oficialmente ele começa às 15h11 e vai durar 88 dias, 23 horas e 46 minutos, segundo o astrônomo Nelson Travnik. Maravilha. Travnik informa também que hoje será o dia mais longo do ano (13h35) e, consequentemente a noite mais curta (10h25). Outra informação curiosa do astrônomo é que hoje o Sol estará praticamente ‘a pino’ por volta das 13h04 nesta região. Próximo à cidade de Atibaia, onde passa o Trópico de Capricórnio, os objetos não projetarão sombra às 13h04. Faça o teste. Coloque uma garrafa de cerveja (vazia, é claro, afinal hoje é sábado) e observe se ela fará sombra.

O Verão começa praticamente junto com o Natal. Vem com muito calor e a inevitável chuva. Não sei como o Papai Noel aguenta usar aquela roupa de Inverno. Deve suar pra caramba. Coitada da Mamãe Noel. Já imaginou o Papai Noel de short, sandália, camisa colorida aberta no peito, óculos escuros e boné de sorveteiro? Seria o nosso Papai Noel praieiro.

Falando sério, a verdade é que chegamos à época mais bonita do ano. É um período de festas, fortes emoções, reencontros, trocas, e de muita alegria. Não dá para ficar insensível. O Natal é o reflexo da alegria no rosto da criança com seu brinquedo novo. É o ritual de desejar felicidades a todos, sair na rua com um sorriso para uma pessoa que você nunca viu. Quer você queira ou não, é Natal. Muitos não gostam e fazem de tudo para fugir dele, mas acho que é impossível. Bem, eu nunca tentei. 

Então se renda. Aproveite, seja uma criança e entre no espírito natalino. Brinque, espere com ansiedade o presente, mesmo que seja um par de meias. Presenteie quem menos espera que você faça isso. Vai fazer muito bem a todos que te cercam. Você certamente vai dizer que está velho para isso. Será? Acredito que o espírito natalino não envelhece, talvez perca um pouco o brilho. Isso é fácil de resolver. De uma polida nele. 

Talvez as lembranças da infância não tenham sido aquelas coisas. Acontece. Ao invés da minha bicicleta Calói, veio um carrinho de plástico. Aliás, um presente que me marcou foi uma camionete verde, de plástico, que ganhei do meu padrinho. Um brinquedo simples, que garantiu muitos dias de alegria na estradinha de terra feita no quintal, como se fosse um carro de verdade. Pura imaginação. Aliás, isso é fundamental. O espírito está aí dentro de você. É só dar um polida nele e ter um excelente Feliz Natal. Boas Festas.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem