Jandir Brunello em seu orquidário durante exposição a alunos da Uri

Produção vegetal, identificação de espécies e potencial de uso foram alguns dos assuntos abordados durante a saída de campo temática com os acadêmicos do Curso de Agronomia da URI Erechim. Os temas fazem parte das disciplinas de Paisagismo e Silvicultura, desenvolvidas, respectivamente, pela professora Sandra Rigo e pelo professor Jean Carlos Budke.

No orquidário Brunello, em Barão de Cotegipe, um dos pioneiros na produção de plantas ornamentais na região, os acadêmicos do Curso de Agronomia puderam observar principalmente as características que permitem a produção de orquídeas no Alto Uruguai, atividade com forte potencial de implantação na região. Segundo o proprietário, Jandir Brunello, que já venceu diversos concursos de exposição de orquídeas, a principal demanda na região é a falta de profissionais qualificados e que possam desenvolver métodos de produção para espécies nativas.

No Horto Florestal, também em Cotegipe, localizado na localidade da Linha Sérvia, foram identificadas e observadas dezenas de espécies arbóreas, nativas no Brasil, e também espécies cultivadas e oriundas de diversas partes do mundo.

Segundo o professor Jean Budke, as atividades práticas desta natureza aproximam os conteúdos específicos trabalhados em sala de aula e laboratório com a realidade vivenciada com produtores rurais. Nessas saídas de campo igualmente é possível discutir as demandas e gargalos para a região do Alto Uruguai, a qual apresenta forte potencial para a silvicultura e produção  de espécies ornamentais.

Fonte: Site da Uri

1 Comentários

  1. Que maravilha, saber que em Barão de Cotegipe existe algo tão lindo, melhor ainda saber que o responsável por essa maravilha é uma pessoa que a gente conheceu n na infância.
    Grande Jandir Brunello.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem