Wilian Follador veste a Boina Azul, usada pelos novos alunos da EsPECEx
No dia 11 de fevereiro (sábado), na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), foram realizadas as tradicionais Aula Inaugural, Solenidade de Entrada pelos Portão das Armas e a Entrega das Boinas Azuis aos novos alunos, matriculados no ano de 2012. A Aula  foi proferida pelo General-de-Exército Adhemar da Costa Machado Filho, Comandante Militar do Sudeste.


Na Solenidade de Entrada dos Novos Alunos, o Comandante da Escola e o aluno claviculário (mais jovem) da Turma, Matheus Simões dos Santos, procederam à abertura do Portão das Armas. Um a um, os novos alunos transpassaram o portão e desfilaram perante seus familiares e amigos.


A seguir, os alunos - envergando pela primeira vez a farda camuflada verde-oliva e integrando o dispositivo de cada Companhia de Alunos - receberam de seus padrinhos, no caso do Wilian seu pai Adilio, durante formatura realizada na Praça Cidade de Campinas, localizada no interior da Escola, as merecidas boinas azuis, símbolo que materializa o primeiro passo da carreira das Armas.



Concurso
Os alunos da turma de 2012 foram convocados após aprovação em concurso público, de âmbito nacional, realizado em setembro de 2011. Dos 13.538 inscritos em todo o País, 1.369 candidatos obtiveram a aprovação no exame intelectual. Dando prosseguimento ao processo de seleção e obedecendo-se à ordem classificatória, foram convocados para a realização dos exames complementares de saúde e de aptidão física.
A Solenidade marca o início das atividades da EsPCEx como a mais nova Instituição de Ensino Superior da cidade de Campinas. O jovem matriculado em 2012 realizará um curso preparatório, com duração de um ano, equivalente ao 1° ano da Graduação em Ciência das Artes Militares, composto por disciplinas necessárias à iniciação da profissional militar. O aluno considerado aprovado terá acesso garantido à Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), localizada em Resende/RJ onde, na condição de Cadete, dará prosseguimento a sua formação acadêmica por mais quatro anos. Ao término desse período, será declarado Aspirante-a-Oficial do Exército Brasileiro.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem