A XV Festa Regional do Frango Nobre, realizada no Povoado Sérvia, em comemoração aos 47 anos de Barão do Cotegipe, foi um sucesso, segundo o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Fomento Econômico, Valdecir Balestrin. O jantar foi organizado por Elciones Pegoraro, Avani Marmentini, Adelina Pegoraro e Cleomar Tomazelli  e teve a solidariedade das comunidades de Linha Bonita, Saracura e Bela Vista.


Na festa, foram servidas 1.450 jantas e para atender a demanda foram preparados,cerca de mil quilos de carne de frango, que foi a base do cardápio. Teve cappone recheado desossado, galeto, frango xadrez, linguiça de frango, massa com peito desfiado de frango, polenta recheada com frango, tudo acompanhado de arroz com batata palha e pão, além de saladas de maionese, radici com bacon e cebola, cenoura e repolho. 

A festa, promovida pela Prefeitura de Barão de Cotegipe, Cotrel, Aurora, Emater/RS, Comunidade do Povoado Sérvia e Banrisul, iniciou com a exposição de equipamentos para aviários, seguiu com cerimônia de abertura e pronunciamento do prefeito Vladimir Farina; do presidente da Cotrel, Luiz Paraboni Filho e da Aurora, Mario Lansnaster e do secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan. 
Também teve premiação dos melhores avicultores de 2011 da Cotrel-Aurora. Para conceder a distinção foram observados entre outros critérios o de criação de frango com melhor conversão ajustada ao peso (quantidade de ração consumida para ganhar 1 kg de peso vivo) e índice. Todos receberam certificados da Integração Aves Cotrel/Aurora. A conversão ajustada foi para um peso de 2,5 Kg considerando linhagem, sexo e época do ano.

Melhores Avicultores Cotrel-Aurora (2011)1º lugar – Alceu Knerek (Getúlio Vargas) 
2º lugar – Helio Lupato (Barão de Coteipe)
3º lugar – Marcio Giacomin (Cruzaltense)
4º lugar – Valdemir Riquetti (Faxinalzinho)
5º lugar – Pedro Mendes (Cruzaltense)
6º lugar – Jorge Davi Herek (Gaurama)
7º lugar – Luiz Carlos Piran (Barão de Cotegipe)
8º lugar – Lírio Lira (Erechim)
9º lugar – Daniel Antonio Sliwinski (Centenário)
10º lugar – Luiz Clovis Herek (Gaurama)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem