Edson Zancanaro, durante a formatura na EsPECEx
O jovem cotegipense Edson Antonio Martins Zancanaro, - filho de Denise Martins, que por é filha do seu Algi Martins, dentista e ex-prefeito de Cotegipe - no dia 17 de dezembro formou-se na Escola de Cadetes do Exército Brasileiro, mais conhecida como EsPECEx, em Campinas (SP). No dia 22 de janeiro ele se apresentará na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, no Rio de Janeiro, onde ficará quatro anos para continuar a carreira militar. Veja uma pequena entrevista com Edson:

1 - Como foi passar um ano longe de Barão de Cotegipe? Você conseguiu visitar a família em Cotegipe? Sentiu muitas saudades da terrinha?
Edson - Foi um ano muito bom, aprendi muita coisa e fiz grandes amigos, visitei sim Cotegipe no carnaval, na páscoa e nas férias de julho, sempre sentirei saudades dessa cidade.


2- E a rotina na Escola de Cadetes, acordar cedo, exercícios, instruções, aulas, etc?
Alvorada, onde todos devem estar acordados, é as 05h50, 06h20 café da manhã, logo após isso, aula até as 1210, em seguida vinha o almoço e cerca de 30 minutos de descanso, variava muito com o dia, por volta das 13h30 havia uma formatura com o comandante de companhia, e em seguida aula, até as 15h20, das 15h40 às 18h treinamento físico militar, depois disso era a janta e geralmente estávamos liberados, sem poder sair da escola nas segundas, terças e quintas. Porém, a rotina era altamente dinâmica e sofria modificações constantemente. Durante a semana possuíamos um dia inteiro dedicado a instrução militar onde a rotina era completamente diferente.

3- Que lições você tira dessa vivência no quartel? O que mais te marcou neste ano na academia?
O que mais marca nessa escola é a alta carga de responsabilidade que os alunos recebem, mas se aprende muito sobre camaradagem, e é o que eu acho mais importante, pois os verdadeiros amigos são aqueles que na hora da dificuldade abrem mão de seu conforto para ajudá-lo.

4- Como você se sente sendo o primeiro cotegipense a passar pela Escola de Cadetes rumo a Aman?
Não sei se fui o primeiro, mas se for, não acredito que isso vá mudar alguma coisa...

5- E agora, quando você vai para a Agulhas Negras e como será a rotina por lá?
A rotina na AMAN é muito mais intensa, eu desconheço os detalhes, porém, já sei que 2012 será um ano repleto de obstáculos que terei de transpor, principalmente o primeiro ano da AMAN, pois creio que seja o ano mais difícil de todos.

6 - Quais são seus planos como militar?
Por enquanto, meu principal objetivo é me formar na academia. Lá dentro irei conhecer um universo de áreas e atividades onde poderei ou não atuar, como cursos e estágios.

7- Quer deixar uma mensagem para os jovens, especialmente os cotegipenses?
Nunca desistir de algo, por mais distante que seja, tudo é possível através da dedicação e sacrifício, caso alguém se interesse pela carreira militar, meu e-mail está aqui (edson.martins.zancanaro@hotmail.com), ou podem passar na minha casa que eu explico um pouco mais daquilo que sei. Grande abraço.

1 Comentários

  1. Parabésn Edinho e boa sorte! Sua família merece esse presente principalmente seu avo que é uma pessoa maravilhosa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem